> >
Com projetos sustentáveis e em IA, startups capixabas ganham espaço no Web Summit Rio 2025

Com projetos sustentáveis e em IA, startups capixabas ganham espaço no Web Summit Rio 2025

Selecionadas para a categoria Startup Alpha, startups residentes do Fonte Hub, o hub de inovação da Rede Gazeta, representam o Espírito Santo no maior evento de tecnologia do mundo.

Publicado em 2 de abril de 2025 às 14:49

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
As startups irão participar pela primeira vez do evento, apresentando suas soluções para investidores e para o mercado.
As startups irão participar pela primeira vez do evento, apresentando suas soluções para investidores e para o mercado. (Reprodução)
Leticia Fortaleza
[email protected]

Startups residentes do Fonte Hub estão prestes a voar para o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit, que tem sua edição brasileira entre os dias 27 e 30 deste mês, no Rio de Janeiro. A Guriri Co. e a Speach foram selecionadas para o Web Summit Rio 2025 e vão apresentar suas soluções na categoria Startup Alpha, voltada a empresas emergentes com alto potencial de impacto no mercado.

A participação no evento representa uma vitrine estratégica para conexão com investidores e parceiros. E as duas startups têm se destacado justamente por oferecer propostas inovadoras com potencial de transformação em seus setores.

A Guriri Co., greentech especializada em moda sustentável, conquistou espaço com o projeto Coffea Art, que deu origem a um biofertilizante 100% natural produzido a partir da borra de café consumida no Fonte Hub e da água do ar-condicionado da Rede Gazeta. A iniciativa também gerou um bioacetato, utilizado na fabricação de armações de óculos ecológicos.

O CEO da startup, Luís Santos, destaca que o convite veio logo após a startup ganhar visibilidade em A Gazeta, com uma matéria sobre o processo de desenvolvimento dos óculos sustentáveis. “A ideia do bioacetato surgiu como uma forma de reaproveitamento sustentável, mas acabou indo além. Conseguimos criar um material mais rígido e de alta qualidade, unindo inovação e responsabilidade ambiental”, explica.

Já a Speach, servitech voltada à inteligência artificial para voz e áudio, vem ganhando espaço com tecnologias que criam vozes profissionais e inteligentes, otimizando produções audiovisuais e reduzindo custos. Um dos cases mais recentes foi a parceria com a Rádio Gazeta, em que a solução foi aplicada para otimizar a programação e oferecer novas locuções aos ouvintes.

“Estar no Web Summit reforça que estamos no caminho certo. Acreditamos que o futuro da comunicação passa pela agilidade na produção de conteúdo, e estar nesse evento nos traz novas oportunidades para expandir ainda mais nossos projetos”, afirma o CEO da Speach, Marcos Guimarães.

Para Leonardo Fraga, analista de Inovação do Fonte Hub, o espaço tem sido fundamental para o crescimento dessas iniciativas: “Nosso objetivo é criar um ambiente onde as startups possam se conectar umas com as outras, testar suas ideias e encontrar parceiros estratégicos dentro e fora da empresa. Ver tanto a Speach quanto a Guriri Co. selecionadas para o Web Summit é um sinal claro de que estamos gerando impacto e contribuindo para o ecossistema de inovação do nosso Estado”, finaliza.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais