Publicado em 18 de julho de 2025 às 16:21
O Porto Vitória vive a situação mais difícil, dentre as equipes do Grupo 6 que ainda têm chances de classificação ao mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D 2025. Na sétima colocação, o Verdão da Capital tem cinco cenários que possibilitam a ida à segunda fase do torneio.
De acordo com o site de estatística Chance de Gol, o Porto Vitória tem chances mínimas, com apenas 0,9% de probabilidade de classificação. Com 13 pontos conquistados, o Verdão da Capital tem dois jogos restantes, dos quais precisa vencer todos: contra o Pouso Alegre, no Kleber Andrade, e diante do Nova Iguaçu, fora de casa, em pleno Laranjão.
Para conseguir vencer essa 'missão quase impossível', o Verdão da Capital terá cinco cenários possíveis para comemorar após o fim da 14ª rodada. No entanto, apesar de existir certa variedade, não existe possibilidade de classificação caso a equipe não vença as duas partidas (veja os cenários abaixo).
- Sabemos da dificuldade e da qualidade da equipe do Pouso Alegre, mas nós também sabemos da qualidade da nossa equipe. Acreditamos na classificação. O nosso time tem trabalhado forte e o pensamento é um só: primeiro vencer esse jogo contra o Pouso Alegre, antes de depender de outros resultados. Temos que fazer a nossa parte - declarou o goleiro Aydhan.
No primeiro cenário, o Porto Vitória precisa fazer a sua parte e superar o Água Santa em saldo de gols. Atualmente, o clube de Diadema tem -1 de saldo, enquanto o capixaba tem -2. Até o fim deste possível enredo, o Verdão da Capital terá que superar o adversário no quesito.
No segundo cenário, o Porto Vitória vence os dois jogos possíveis e o Água Santa empata contra Nova Iguaçu e Pouso Alegre. Neste contexto, o Verdão da Capital não irá precisar se preocupar com o saldo de gols, porque iria terminar com um ponto a mais em relação ao rubro-negro mineiro.
O quarto cenário prevê um desfecho ainda mais improvável. A 'vítima' da vez seria o Maricá, que teria de perder dois jogos, enquanto o Porto Vitória teria de conquistar seis pontos e torcer para que a partida entre Água Santa e Pouso Alegre termine em uma vitória, seja lá de quem for, para evitar um empate. Ainda assim, o Verdão teria que ultrapassar o Maricá em saldo de gols.
Por fim, o quinto cenário é bastante semelhante ao quarto, mas prevê até um terceiro lugar para o Porto Vitória. Para isso, o Verdão teria que colecionar dois triunfos, torcer por duas derrotas do Maricá e que o Água Santa some, no máximo, quatro pontos. Sendo assim, a conta final teria que fechar com o Verdão da Capital acima de Água Santa ou Maricá, em saldo de gols. Caso passe ambos, a equipe capixaba termina em terceira.
O Rio Branco-ES volta a campo no sábado, contra o Boavista, pela 13ª rodada do Grupo 6, da Série D do Brasileirão. O jogo está marcado para as 17h (de Brasília), no estádio Elcyr Resende, em Saquarema. O ge.globo acompanha em Tempo Real!
O Grupo 6 tem a Portuguesa como líder isolada, com 24 pontos ganhos. O Rio Branco-ES é o vice, com 20. O Maricá tem 19 e Pouso Alegre fecha o G-4, com 17. Quinto colocado, o Água Santa tem 15 pontos, o Nova Iguaçu tem 14 e o Porto Vitória tem 13. Na lanterna e sem chances de classificação está o Boavista que somou somente nove pontos. Ao final da 14ª rodada, apenas os quatro primeiros classificados avançam para o mata-mata.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta