Publicado em 10 de novembro de 2022 às 13:47
Numa sala, uma turma se prepara para começar o dia de estudos numa aula de ioga, com posturas e práticas que reforçam valores como concentração, equilíbrio e foco. Outra turma trabalha em grupo num espaço exclusivamente dedicado à cultura maker – “faça você mesmo” - , construindo, na prática, e, com a mão na massa, o conteúdo aprendido. >
Há os que saem da escola para um estudo do meio no Projeto Tamar, em uma aldeia indígena ou em municípios marcados pela forte influência da imigração italiana e aqueles que, dentro do conteúdo previsto para todas as unidades de ensino do País pelas normas da BNCC, complementam o que está sendo estudado ao cuidar de uma plantinha em sala de aula ou até mesmo de um meliponário de abelhas sem ferrão dentro da própria escola. >
No final de cada ano letivo, toda a escola se mobiliza para transformar conteúdos interdisciplinares em experiência práticas, que, por meio da “Feira Integrada”, são apresentadas para familiares, colegas e visitantes.>
Esses são apenas alguns exemplos de como a transmissão do conhecimento se dá na Escola Monteiro, que há mais de 50 anos se dedica a formar crianças e jovens dentro de uma proposta que busca estimular a criatividade, a inovação e o diálogo.>
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“Os conceitos são trabalhados pelo professor com material didático de excelência, mas também por meio de projetos, vivências, estudos do meio. Na Monteiro, alunos têm voz e vez, por meio de assembleias regulares e no dia a dia do processo de ensino-aprendizagem. Há um estímulo efetivo à participação, ao questionamento, ao compartilhamento e à criticidade. O que está nos livros ou na tela de um tablet ganha dimensão real e vira projetos e atividades pedagógicas”, afirma Penha Tótola, diretora-pedagógica da Escola Monteiro. >
“Se a turma estuda o meio ambiente, por que não desenvolver um projeto sobre reciclagem em parceria com a Prefeitura de Vitória, município onde estamos? Por que não visitar o Tamar ou dar aos alunos a oportunidade de cuidar de um bulbo em sala de aula? Se queremos incentivar a leitura, temos o cuidado de escolher livros de literatura que se relacionem com os objetivos do aprendizado, mas que sejam, ao mesmo tempo, interessantes para cada faixa etária. E já que as novas tecnologias fazem parte do dia a dia de todos nós, é cada vez mais importante – e a pandemia nos provou isso, de uma forma brusca e muito triste - integrá-las à vida escolar, ensinando alunos a fazerem bom uso das ferramentas. Buscamos, assim, estimular a criatividade e o resultado são apresentações, vídeos e até radionovelas”, ressalta Penha. >
Segundo ela, esse é um dos pilares da Monteiro: trabalhar a cada dia na construção de uma escola conectada às novas demandas, de forma humanizada, aberta e cidadã. “O objetivo é desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, humanas e sociais”, diz.>
Para alcançar a formação completa e diferenciada de seus alunos, a Monteiro também desenvolve atividades que vão muito além de conteúdos básicos estabelecidos por diretrizes curriculares.>
Além da ioga, que está na grade curricular desde 2017 para todas as turmas do ensino fundamental 1 ou médio, os alunos da Monteiro têm a oportunidade de participar de aulas de música, teatro e arte, dentro do currículo da escola.>
Saiba como a Monteiro transforma teoria em prática no dia a dia do processo de ensino-aprendizagem clicando aqui. >
Na Monteiro, a família é incentivada a participar de fato do processo educativo. Para isso, a escola desenvolve uma série de projetos que levam a família a fazer parte da vida da escola, como a Escola de Pais, que tem como objetivo reunir os responsáveis e a equipe escolar para a discussão de temas atuais e relevantes que possam servir de apoio no processo educacional que envolve família e escola. >
Há ainda o Conselho de Pais, que é o órgão consultivo da direção em assuntos escolares e comunitários. Constituem o Conselho de Pais a direção e coordenação da escola, e os pais de alunos representantes de cada turma. Essa parceria enriquece o processo educacional da escola.>
A escola também inovou ao ser uma das primeiras a transformar há alguns anos as festas de Dias das Mães e dos Pais em uma Festa da Família, de forma a incluir todo e qualquer aluno, levando em conta as novas e variadas configurações familiares.>
Leia mais sobre interação e acolhimento na Escola Monteiro.>
Todo o investimento da Escola Monteiro para formar alunos preparados para a vida acadêmica, para a carreira profissional e para a vida tem trazido resultados estimulantes e mostrado a concretização de um trabalho de qualidade. Estudantes que traçaram o início de sua trajetória de aprendizagem na escola, seguem caminhos de sucessos e desbravam novos horizontes de conhecimento e formação. >
Nos últimos anos, a escola conquistou aprovações em vestibulares de todo país, incluindo Universidades Federais como UFRJ, UFPR, USP, UFF, UFMG, UFV, UFJF e UFES.>
“Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional de nossos alunos e temos tido bastante sucesso, vendo o destaque de nossos ex-alunos no mercado profissional ao longo desses anos. Mas julgamos fundamental estimular o gosto pelo processo de aprendizagem, o interesse pelo conhecimento e pelo novo, a criatividade para fazer a diferença e empreender...Trata-se de contribuir na formação de um profissional inovador, criativo, versátil, com habilidade para se relacionar e trabalhar em equipe, sem abrir mão de valores humanos tão necessários aos nossos dias, como ética, cidadania e inclusão”, afirma Penha.>
Instalada na Enseada do Suá, a Escola Monteiro possui uma estrutura física que oferece biblioteca com amplo acervo de livros, revistas, periódicos e vídeos; auditório; sala de artes; quadra poliesportiva; laboratório de ciências e informática; e salas de aula amplas e climatizadas para garantir o conforto dos alunos. >
“Investimos em estrutura, estamos sempre atentos aos novos tempos, sem abrir mão do que é a nossa essência, o nosso ideal. Acreditamos que tudo sempre pode ser melhor, que o ser humano nasceu para ser feliz e que a educação é parte fundamental deste processo que torna o mundo e as pessoas melhores e mais plenas”, ressalta Penha.>
Além das turmas regulares nos períodos matutino ou vespertino, a Monteiro também oferta o ensino em turno integral.
R. Eng. Guilherme José Monjardim Varejão, 20 - Enseada do Sua, Vitória – ES
3325-3941
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