Repórter / fsena@redegazeta.com.br
Publicado em 25 de julho de 2025 às 09:21
Imagens do sistema de monitoramento interno de um ônibus do Transcol mostram o momento exato do acidente que causou a morte de um motociclista na Terceira Ponte, na noite de quinta-feira (24). No vídeo (confira acima) é possível ver o motociclista surgindo pelo lado esquerdo da tela, quando tenta acessar a Linha Verde, momento em que esbarra em um carro que trafegava na pista central e, na sequência, perde o controle da moto, indo parar debaixo do ônibus.
O acidente ocorreu por volta das 19h, próximo ao vão central da ponte, no sentido Vitória–Vila Velha. Com o impacto, o ônibus parou alguns metros à frente. Passageiros assustados chegaram a descer do veículo e caminharam espremidos entre o coletivo e a mureta de proteção, tentando deixar o local. Segundo o relato de uma testemunha à TV Gazeta, o coletivo que fazia a linha 501 (T. Jacaraípe/ T. Itaparica via T. Carapina/ 3ª Ponte) estava lotado no momento da colisão.
Por volta das 21h20, o corpo da vítima já havia sido retirado do local do acidente e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Vitória. O fluxo chegou a ser totalmente interrompido no momento em que o corpo era recolhido.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) disse, em nota, que "o motociclista tentou ultrapassar o ônibus, que estava na faixa verde, esbarrou em um veículo que estava na faixa do meio, se desequilibrou e caiu, sendo atropelado pelo ônibus. O motociclista veio a óbito".
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) também se manifestou por meio de nota. No texto, a empresa responsável pelo coletivo afirma que o ônibus da linha 501 trafegava pela Terceira Ponte, na faixa exclusiva (Linha Verde) e em velocidade compatível com a via.
"Segundo informações preliminares, um motociclista fez uma ultrapassagem indevida pela direita do coletivo, bateu na traseira de um carro que seguia à frente, perdeu o controle e caiu sob o ônibus. O Samu foi acionado imediatamente, mas o motociclista veio a óbito no local. Não houve feridos entre os ocupantes do ônibus. A Polícia de Trânsito esteve no local. A empresa lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares da vítima", diz a nota enviada pelo GVBus.
A Polícia Civil informou que o motorista do ônibus e a condutora do veículo foram conduzidos à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foram ouvidos e liberados em conformidade com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro. "Esta medida foi adotada uma vez que ambos permaneceram no local do acidente e não havia indícios de cometimento de crime que justificassem a prisão em flagrante. O caso seguirá em investigação pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito", disse a corporação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta