> >
Hospital de Alegre paralisa cirurgias e alega falta de repasses

Hospital de Alegre paralisa cirurgias e alega falta de repasses

Direção da unidade diz que paralisação é em protesto a repasses da prefeitura que estariam pendentes desde julho

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 21:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Casa de Caridade São José, em Alegre. (Divulgação)

Os médicos da Casa de Caridade São José, hospital filantrópico de Alegre, na Região do Caparaó capixaba,  paralisaram as atividades de cirurgias por 24 horas nesta terça-feira (10).  Segundo a direção, o protesto é por conta do atraso dos pagamentos repassados pela prefeitura do município, que estariam pendentes desde julho.

Uma nota divulgada nas redes sociais da unidade nesta terça-feira (10) deixou os moradores preocupados. No informe, o hospital explica à população que, após tentativas de negociação com a prefeitura, resolveram suspender suas atividades, reivindicando os repasses.

Segundo a presidente da Casa de Caridade São José, Rita Mascarenhas, a partir desta terça, às 16h, novas cirurgias não seriam mais aceitas, somente as que já estavam agendadas. “Nos reunimos nesta terça com o secretário de Saúde. Hoje, seria pago o repasse do mês de julho, um valor de R$ 85 mil, e o dos meses seguintes a cada 10 dias. Este repasse é usado em reformas, medicamentos e parte da folha de pagamento”, explicou a presidente.

Com a paralisação das cirurgias, os procedimentos deverão ser encaminhados a outras unidades de saúde no Sul do Estado. Estão mantidos, segundo a direção, os atendimentos de convênios e particulares. Os demais casos devem ser atendidos no pronto-socorro local, que é administrado pelo município.

Uma nova reunião é prevista para as 14h desta quarta-feira (11) entre a prefeitura e a direção. Além dos repasses da prefeitura, a unidade recebe repasse do Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês, 25 cirurgias são realizadas no hospital.

Este vídeo pode te interessar

A Prefeitura de Alegre foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno até a publicação da matéria.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais