> >
Escolas podem adiar volta às aulas em Vargem Alta, diz prefeito

Escolas podem adiar volta às aulas em Vargem Alta, diz prefeito

O prefeito João Altoé informou que o município depende da recuperação de estradas e da limpeza de duas escolas que foram afetadas pela forte chuva que atingiu o Sul do Espírito Santo na última sexta-feira (17)

Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 14:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escolas e veículos que transportam estudantes ficaram destruídos em Vargem Alta. (Fernando Madeira)

Os alunos das escolas Pedro Milaneze Altoé e Alzira Gomes, em Vargem Alta, no Sul do Espírito Santo, podem ter o início do ano letivo adiado após a forte chuva que atingiu município na última sexta-feira (17). As duas unidades foram afetadas e equipes tentam realizar a limpeza e reparos nas estruturas para garantir a volta às aulas.

Segundo o prefeito de Vargem Alta, João Altoé, essas escolas ficam próximas ao Rio Fruteiras e Rio Novo, e as águas entraram com muita lama, principalmente na Escola Alzira Gomes, onde o nível da água ficou bastante alto.

“Nossos professores, diretores, pedagogos e vários outros voluntários estão tentando limpar e recuperar tudo para ver se conseguimos liberar essas escolas para o início das aulas, no dia 4 de fevereiro. No entanto, talvez tenhamos que prorrogar o início das aulas nessas escolas. No restante das unidades, a volta às aulas será normal”, afirma.

CONFIRA A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS

Sobre as estradas que estão interrompidas por quedas de pontes e deslizamentos de terra, e que podem impedir a passagem do transporte escolar, Altoé disse que está com equipes atuando em algumas localidades e que com o maquinário que irá chegar para trabalhar no município, os ônibus conseguirão buscar os alunos.

“Quero acreditar que até dia 4, início das aulas, já teremos o acesso às comunidades recuperado e que conseguiremos levar os alunos para a escola. Se ficar algum lugar ainda interrompido, o transporte vai ter que ir até um lado, dar a volta e ir até o outro limite. Mas estamos trabalhando bastante e alguns acessos já foram liberados. Também iremos receber máquinas do governo do Estado para dar um retorno ainda mais rápido a essas localidades”, explica o prefeito.

Entre as áreas afetadas em Vargem alta, está um depósito onde estavam estacionados os ônibus utilizados no transporte escolar, mas, de acordo com o prefeito, não houve perda de veículos, apenas alguns reparos precisam ser feitos. “Como era período de férias, os ônibus estavam ali para manutenção, junto a outros carros e caminhões. Todos foram atingidos, mas estamos recuperando porque não foi perda total. Os ônibus estarão prontos até dia 4, porque não tivemos a perda de veículos”

Altoé ressaltou ainda que apesar de todo o trabalho de recuperação no município, ainda serão necessários meses para que tudo volte à normalidade. “Já estamos fazendo muita coisa, mas essa missão é bem árdua, não vai ser fácil. Para restabelecer o normal, acredito que vamos levar cerca de quatro a cinco meses”.

VEJA VÍDEO DE DANOS A ÔNIBUS

OUTROS PRÉDIOS PÚBLICOS AFETADOS

Além das escolas, em Vargem Alta a prefeitura foi uma das mais atingidas, com a perda de muitos equipamentos e processos impressos. Um ginásio de esportes, a casa de passagem, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e o lar de idosos também foram atingidos pela enchente.

Este vídeo pode te interessar

“Graças a Deus, tivemos uma boa notícia e conseguimos salvar o servidor onde ficam armazenados os processos da prefeitura, então vamos conseguir restabelecer. Vamos ter dificuldades porque alguns documentos estão sem condição nenhuma de recuperar, mas vamos reorganizar”, disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais