> >
“A água veio arrastando tudo, como um tsunami”, relata morador de Iconha

“A água veio arrastando tudo, como um tsunami”, relata morador de Iconha

Marcos José Inácio perdeu tudo depois da casa onde ele morava, na Ilha de Santo Inácio, ser alagada na última sexta-feira (17)

Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 18:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

“A onda veio na altura das árvores, arrastando tudo, como se fosse um tsunami”. Era noite de sexta-feira (17), quando Marcos José Inácio presenciou essa cena, na comunidade de Ilha de Santo Inácio, na Zona Rural de Iconha. Depois das fortes chuvas, ele e outros moradores da região relataram o drama que estão enfrentando há uma semana.

Da casa de Marcos José não sobrou nada. “A água do rio veio de cima e arrancou uma ponte inteira. No que arrancou, pegou força e foi invadindo as casas. Eu falando assim parece uma coisa absurda, mas foi uma coisa monstruosa. Nunca vi isso na minha vida e quem vive aqui há mais tempo também nunca viu nada igual”, contou.

Aspas de citação

Eu estava em casa quando tudo aconteceu. Sai com a roupa do corpo. A gente (eu e meu irmão) só não perdeu a vida porque Deus não permitiu

Marcos José Inácio
Morador da Ilha de Santo Inácio, Iconha
Aspas de citação

Quem também perdeu tudo foi Maria das Neves Menegardo Coelho. Na casa dela, a água barrenta atingiu um nível superior à  altura da moradora. Nas paredes que sobraram da estrutura, sinais do desastre que passou por ali: paredes que eram brancas estão manchadas; rachaduras vão até o teto e o chão está cheio de barro.

Aspas de citação

Eu estava fazendo a janta, não sabia que estava enchendo. Quando vi, a água já estava subindo, subindo, subindo. Não tem nem como explicar

Maria das Neves Menegardo Coelho
Moradora da Ilha de Santo Inácio, em Iconha
Aspas de citação

Filha de Maria das Neves, Leia Menegardo Coelho também lembra bem do momento de desespero vivido por ela e pela família. “Foi o tempo do meu irmão levar o carro para uma quadra que, quando ele voltou, a água já estava tomando a casa. Só deu tempo dele levar a mamãe para a casa de cima e jogar os cachorros para lá”, contou.

Aspas de citação

Quando meu irmão voltou para pegar a mochila com os documentos, ele já saiu de dentro de casa com a água no pescoço

Leia Menegardo Coelho
Moradora de Ilha de Santo Inácio, em Iconha
Aspas de citação

Moradora da Ilha de Santo Inácio há 38 anos, Luziane Viana Fambre Volponi viu o cunhado e o marido virarem heróis depois de resgatar a vizinha. “Pela graça de Deus, eles conseguiram subir ela por uma escadinha, pulando o muro de cima da casa. Como ela é hipertensa, ela chegou na casa da minha cunhada muito mal", afirmou.

Quando a água baixou, os dois voltaram à residência da vizinha e encontraram tudo destruído. "A geladeira dela veio parar na frente da minha casa. Mas eu ainda achava que só a área de serviço e da cozinha tinham sido danificadas", disse. "Mas a água veio fazendo um desastre total", completou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais