> >
Weintraub é o 10º ministro a cair no governo Bolsonaro

Weintraub é o 10º ministro a cair no governo Bolsonaro

Em 18 meses de governo, 10 ministros caíram. Oito saíram definitivamente e outros dois foram realocados em cargos da administração federal

Publicado em 19 de junho de 2020 às 18:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
22 Ministros de Bolsonaro foram empossados em 1º de janeiro de 2019
22 ministros de Bolsonaro foram empossados em 1º de janeiro de 2019. (Sergio Lima)

Desde que assumiu a cadeira de presidente da república, 18 meses atrás, Jair Bolsonaro (sem partido) já teve 10 mudanças no comando de seus ministérios. Em meio a uma crise sanitária e econômica, o país tem duas pastas sem titulares oficiais: o Ministério da Saúde continua com o ministro interino, Eduardo Pazuello, e agora, com a saída de Abraham Weintraub, o Ministério da Educação também está sem liderança definida. Dos 10 ministros que caíram, oito saíram definitivamente da administração e dois foram realocados em cargos dentro da estrutura do governo.

Além das baixas ministeriais, Regina Duarte, que ocupava a Secretaria da Cultura e, portanto, integrava o 1º escalão do governo federal, também foi exonerada após três meses no cargo. Quando comunicou a saída de Regina da pasta, Bolsonaro havia dito que ela assumiria um cargo na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, mas a exoneração foi publicada no Diário Oficial 20 dias depois. A atriz deve ser substituída por Mario Frias, colega de profissão e na admiração pelo presidente. Apesar da possibilidade, Frias ainda não tomou posse e, portanto, a cadeira segue vazia.

Entre os que foram realocados estão Floriano Peixoto, que saiu da Secretaria-Geral para a presidência dos Correios, e Gustavo Canuto, que assumiu a presidência da Dataprev após sair do Ministério do Desenvolvimento Regional. Outros dois nomes também foram remanejados para outras pastas: Onyx Lorenzoni (DEM) saiu da Casa Civil para a Cidadania e André Luiz Mendonça deixou a Advogacia-geral da União para substituir Sergio Moro na Justiça. Relembre quem foram os 10 ministros que caíram em 18 meses.

Este vídeo pode te interessar

  • Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Educação Abraham Weintraub

    01

    ABRAHAM WEINTRAUB

    O ex-ministro da Educação anunciou sua saída da pasta nesta quinta-feira (18). Weintraub afirmou em vídeo que sai do MEC para atuar como diretor-executivo do Banco Mundial, em Washington, por indicação do governo brasileiro. O ex-ministro sai após uma série de desgastes que tornaram sua permanência difícil de sustentar: problemas com o Enem, falta de medidas e planejamento efetivos, problemas diplomáticos causado por comentários em redes sociais e insultos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são algumas deles. Weintraub é investigado no inquérito das fake News que tramita no STF. Em seu lugar, ainda vago, deve entrar o secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim. O provável candidato é seguidor de Olavo de Carvalho e defensor da educação familiar, pontos que atendem a exigências da ala ideológica do governo e da base eleitoral de Bolsonaro.

  • Nelson Teich durante apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da saúde em 16/04/2020

    02

    NELSON TEICH

    Menos de um mês foi o tempo que Nelson Teich, oncologista e substituto de Luiz Henrique Mandetta, ficou no cargo de ministro da saúde. O médico pediu demissão em 15 de maio por um motivo similar ao que levou seu antecessor a sair do cargo: divergências com o presidente a respeito da estratégia de enfrentamento da Covid-19. Teich se demitiu após ser pressionado pelo mandatário para alterar o protocolo do Ministério de Saúde sobre o uso de cloroquina e ter demonstrações claras de falhas de comunicação: foi informado pela imprensa de que Bolsonaro tinha adicionado academias, salões de beleza e barbearias na lista de atividades essenciais. O militar Eduardo Pazuello assumiu interinamente o ministério e permanece na pasta até o momento.

  • Ex-ministro da Justiça Sergio Moro

    03

    SERGIO MORO

    Um dos maiores “selos de qualidade” do governo Bolsonaro, Sergio Moro carregava na própria figura o discurso pelo qual Bolsonaro se elegeu: a luta contra a corrupção. Após ficar conhecido pelo seu trabalho na operação Lava Jato, Moro abandonou a magistratura para assumir como ministro da Justiça no governo de Bolsonaro e sua saída foi vista com surpresa por grande parte dos seguidores do presidente – muitos chegaram a abandonar o capitão para abraçar a narrativa do ex-ministro e defendê-lo. Moro pediu demissão no dia 24 de abril, quando fez diversas acusações a Bolsonaro em seu pronunciamento. O motivo da crise seria a insistência do mandatário para trocar comandos da Polícia Federal, primeiro no Rio de Janeiro e, depois, o diretor-geral da corporação. Atualmente, Moro é parte em um inquérito que investiga supostas interferências políticas de Bolsonaro na PF. Seu substituto, André Luiz Mendonça, saiu da Advogacia-Geral da União para assumir o cargo

  • Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

    04

    LUIZ HENRIQUE MANDETTA

    Em meio a uma crise sanitária mundial, Bolsonaro demitiu o então ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, no dia 16 de abril deste ano. Até então, quase 2 mil pessoas tinham perdido a vida para a Covid-19, número que agora se aproxima dos 50 mil. A exoneração foi anunciada após semanas de desentendimentos entre a pasta e o presidente quanto às estratégias de combate à doença. Mandetta defendia o isolamento social, enquanto Bolsonaro fazia passeios por Brasília ignorando todas as recomendações da OMS e de seu próprio ministro. Mandetta foi substituído pelo oncologista Nelson Teich, que também saiu do cargo menos de um mês depois

  • Ministro da Cidadania, Osmar Terra

    05

    OSMAR TERRA (MDB)

    Ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra foi demitido em fevereiro deste ano. A exoneração veio após suspeitas envolvendo a pasta, que contratou uma empresa suspeita de ter sido usada para desviar verbas dos cofres públicos. O ex-ministro voltou para a Câmara, onde é deputado eleito pelo Rio Grande do Sul. Em seu lugar assumiu a pasta Onyx Lorenzoni, que até então estava na Casa Civil, que por sua vez passou a ser chefiada por Braga Neto.

  • Ministro Gustavo Canuto é exonerado

    06

    GUSTAVO CANUTO

    Estreando as baixas de 2020, Gustavo Canuto foi exonerado do Ministério de Desenvolvimento Regional no dia 6 de fevereiro. A exoneração foi publicada como “a pedido” no Diário Oficial. Canuto, assim como Floriano Peixoto, foi realocado dentro da administração de Bolsonaro, como presidente da Dataprev, empresa de tecnologia e Informação da Previdência Social, estatal ligada ao Ministério da Economia. No lugar dele, Rogério Marinho assumiu a pasta.

  • 07

    GENERAL SANTA CRUZ

    Em 13 de junho de 2019, Carlos Santa Cruz, ou General Santa Cruz como é mais conhecido, foi demitido do cargo de ministro da Secretaria de Governo. O general foi alvo de críticas de Olavo de Carvalho, ideólogo com forte influência entre os bolsonaristas, e o filho 02 do presidente, Carlos Bolsonaro (Republicanos). Santa Cruz foi exonerado após supostamente falar mal dos filhos do mandatário em mensagens do WhatsApp. A Polícia Federal concluiu, meses depois, que as mensagens eram falsas. Ele foi substituído pelo general Luiz Eduardo Ramos.

  • Ministro de Estado da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez

    08

    RICARDO VÉLEZ

    Vélez foi exonerado em 8 de abril de 2019 após intensa crise dentro do Ministério da Educação e críticas vindas de fora. Com uma disputa interna entre grupos rivais, o MEC teve quase 20 exonerações. Ele foi substituído por Abraham Weintraub, que agora também foi demitido.

  • 09

    FLORIANO PEIXOTO

    Substituto de Bebianno, o militar Floriano Peixoto deixou o ministério em junho de 2019, quatro meses após assumir o cargo interinamente. Diferentemente da maioria dos outros ministros exonerados, Peixoto não deixou o governo, mas foi realocado como presidente dos Correios. Com a saída, o ministério da Secretaria-Geral ficou com Jorge Antônio de Oliveira.

  • Gustavo Bebianno, pré-candidato à Prefeitura do Rio, morreu de infarto nesta semana

    10

    GUSTAVO BEBIANNO

    Após tensões causadas por desavenças com Carlos Bolsonaro e denúncias relacionadas ao financiamento de campanhas laranjas do PSL, partido do qual Bolsonaro e Bebianno faziam parte, o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência foi exonerado em 18 de fevereiro de 2019. Bebianno chegou a afirmar, dias antes, que não pretendia pedir demissão mas foi exonerado e substituído pelo general da reserva Floriano Peixoto. Bebianno morreu em março deste ano, vítima de um infarto

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais