Editora / [email protected]
Repórter / [email protected]
Publicado em 11 de julho de 2025 às 19:23
A passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), foi a 14ª visita do político ao Estado no posto de presidente. Foi a segunda neste mandato, para cerimônia que marcou entregas do Novo Acordo do Rio Doce, voltado à reparação socioeconômica das populações atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015.>
De 2003 a 2025, as vindas do mandatário acompanharam importantes momentos da economia e da política capixabas.>
Um dos principais temas na agenda de Lula em sua primeira visita ao Espírito Santo como presidente da República, por exemplo, era a segurança pública. Era abril de 2003, e o Estado atravessava um período de forte influência do crime organizado e da corrupção nos órgãos públicos. Apenas um mês antes da visita oficial, havia ocorrido o assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, quando chegava a uma academia em Vila Velha. >
Em um dos discursos, Lula disse que o Brasil enfrentava a multinacional do crime organizado, com braços na polícia, na política e no empresariado, e citou o assassinato do juiz, figura de destaque na luta contra esse cenário de corrupção. >
>
Outras passagens do petista pelo Estado incluíram assuntos como a recuperação e privatização de rodovias, a reforma e ampliação do Aeroporto de Vitória — entregue apenas no governo de Michel Temer —, a interiorização das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a coleta simbólica do primeiro óleo da camada pré-sal, realizada no Parque das Baleias, no litoral capixaba. >
Relembre abaixo todas a visitas de Lula ao Espírito Santo como presidente:>
Primeira visita logo após eleição
A primeira visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República ao Espírito Santo ocorreu bem no início do primeiro mandato, nos dias 21 e 22 de abril de 2003. Na ocasião, três compromissos se destacaram na agenda presidencial: um jantar de aniversário do então governador Paulo Hartung (PSB), a liberação de R$ 15 milhões para a área da segurança pública e uma visita à antiga CST (hoje ArcelorMittal).
Visita a navio no litoral capixaba
Em 4 de agosto de 2004, Lula voltou ao Espírito Santo acompanhado do ministro da Defesa, José Viegas. O presidente visitou o Navio-Aeródromo São Paulo, que havia chegado ao Estado dias antes. O navio, que estava no litoral de Marataízes – a 50 quilômetros da costa – fazendo manobras militares de treinamento, passou por reformas para que pudesse entrar em operação.
Feira de mármore e obras do aeroporto
Em fevereiro de 2005, Lula esteve pela primeira vez no posto de presidente na Região Norte do Estado, onde conheceu as obras da Petrobras. Em Vitória, visitou a Feira de Mármore e Granito e o Aeroporto de Vitória, cujo contrato para ampliação e modernização havia sido assinado dois meses antes, em dezembro de 2024. Na época, prometeu que a obra seria entregue em 2007.
Energia e suspeita de bomba
No último ano do primeiro mandato, em 2006, Lula veio três vezes ao Espírito Santo. Na primeira delas, ainda em janeiro, participou da solenidade de inauguração da subestação de energia elétrica de Viana, na Região Metropolitana da Grande Vitória. Em discurso, disse que o Estado havia deixado de ser tratado pelo governo federal como o “patinho feio” e garantiu que não haveria mais “apagões” de energia. No aeroporto, pouco depois de Lula desembarcar, um susto: a polícia suspeitou que uma bolsa no estacionamento poderia conter uma bomba, o que não se confirmou.
Visita marcada por protestos
Em 24 março de 2006, Lula voltou ao Estado para uma rápida visita, em que participou da celebração dos 100 anos do Porto de Vitória. O momento foi marcado por protestos de servidores capixabas que, à época, estavam insatisfeitos com o governo federal.
Obras de gasoduto
A última vez que Lula veio ao Espírito Santo antes do fim do seu primeiro mandato foi em 10 de junho de 2006. Ele participou de uma solenidade, no Terminal Intermodal da Serra (Tims), da primeira solda do Gasene (gasoduto que liga o Sudeste ao Nordeste do país), no trecho que ligaria Cabiúnas, no Rio de Janeiro, a Vitória, com 300 km. O presidente também anunciou o início da escolha das empresas para construção do terceiro trecho do gasoduto, que sai de Linhares (Cacimbas) e chega a Catu (Bahia).
Primeira visita após reeleição
A sétima visita de Lula como presidente ao Espírito Santo, e primeira após sua reeleição, ocorreu em novembro de 2007 e passou por três cidades. Em Colatina, inaugurou a reforma da BR 259 e da malha viária da Segunda Ponte, depois de 21 anos em obras. O mandatário também esteve na ArcelorMittal Tubarão, na Serra, onde acompanhou a inauguração do terceiro alto-forno da siderúrgica. Em Vitória, anunciou o repasse de verba para projetos de saneamento e urbanização.
Início das obras do Contorno de Vitória
Três meses depois, Lula voltou ao Estado para sua oitava visita, em fevereiro de 2008. Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do Contorno de Vitória e convênios para a realização de obras de saneamento e habitação na Grande Vitória, então previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também visitou a Estação de Movimentação de Gás do Gasoduto Cabiúnas (RJ)-Vitória (ES), na Serra.
Marco da exploração do pré-sal
Em setembro de 2008, Lula esteve no Espírito Santo para uma visita emblemática: a inauguração do primeiro poço da camada de pré-sal, celebrado à época como a nova fronteira da exploração de petróleo do país e do mundo. A cerimônia aconteceu no Litoral Sul do Estado, no campo de Jubarte, um dos cinco que compõem o Parque das Baleias. O presidente também sobrevoou o Aeroporto de Vitória, que estava com o contrato suspenso e com as obras paralisadas, e admitiu que estava em dívida com o Espírito Santo devido ao atraso da obra, prometida para o ano anterior.
Programa de combate à violência
A décima passagem de Lula por terras capixabas aconteceu em março de 2009, para lançamento do programa Território de Paz, visando ao combate da violência nas periferias. No mesmo dia, o petista esteve em Linhares para a inauguração da fase II da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas - UTGC e visita às instalações do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Ifes) da cidade, além participar de inauguração simultânea de escolas técnicas federais no Estado.
Nova promessa para o aeroporto
Em setembro de 2009, nova visita ao Espírito Santo. Na agenda oficial, a participação no 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha. No entanto, com as obras do Aeroporto de Vitória ainda paralisadas, esse tema dominou a passagem pelo Estado, com promessa de resolução para o ano seguinte. “O que foi desagradável é que eu vim aqui com o Paulo Hartung, nós anunciamos, nós tínhamos o dinheiro para fazer, e aí não dependeu do governo, porque, quando entra no Tribunal, quando entra na Justiça, é um problema que nós apenas lamentamos, mas não podemos fazer nada, disse, em tom crítico ao Tribunal de Contas da União.
Pré-sal e royalties
A 12ª viagem de Lula ao Espírito Santo foi a última de seu segundo mandato. Foi em julho de 2010, para cerimônia alusiva à coleta do primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, a bordo do navio plataforma FPSO Capixaba, localizado no Parque das Baleias. Na pauta da visita, mais uma vez os atrasos na obra do Aeroporto de Vitória — que só seria entregue 8 anos depois, na gestão de Michel Temer. O presidente ainda comentou sobre os projetos que tramitavam no Congresso na época sobre nova distribuição dos royalties do petróleo, que tirariam receita de estados produtores, entre eles o Espírito Santo.
Contorno do Mestre Álvaro
Já em seu terceiro mandato, Lula veio ao Estado em dezembro de 2023 para a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. Iniciada em 2019, no governo Bolsonaro, as obra foi bancada principalmente por emendas parlamentares, até entrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de 2023, já no governo Lula.
Novo acordo do Rio Doce
A visita mais recente é a desta sexta-feira (11), em Linhares. No Norte do Estado, o presidente anunciou o início do pagamento das transferência de renda para agricultores e pescadores atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. A visita também foi marcada por duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que dois dias antes divulgou uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula também esteve no Espírito Santo outras vezes, fora do posto de presidente da República. Apenas para citar dois momentos, em 1999 um acidente na estrada com a comitiva do ex-líder sindical marcou a trajetória do político, que à época rodava o Brasil buscando consolidar seu nome como alternativa para comandar o país. >
O ex-deputado estadual Otaviano de Carvalho (PT) e a assessora de imprensa do PT Elizabeth Gomes Lima morreram no acidente, ocorrido em Sooretama. O episódio foi lembrado por Lula em sua última visita ao Estado, em dezembro de 2023. >
Ainda marca a passagem do líder da esquerda pelo Espírito Santo um dos seus últimos atos políticos antes de sua prisão, em abril de 2018. O presidente, então condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em uma ação penal envolvendo um triplex no Guarujá, em São Paulo, discursou para militante e apoiadores no Centro de Vitória, em dezembro de 2017. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta