> >
TRE-ES manda liberar 11 centavos de candidato que já morreu

TRE-ES manda liberar 11 centavos de candidato que já morreu

Valor pertencente a Josenilton Costa Silva, que tentou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2018, teve liberação autorizada após a morte dele

Publicado em 29 de julho de 2025 às 19:08

Sede TRE-ES
Sede do TRE-ES: bloqueio de valores constantes nas contas do candidato havia ocorrido em agosto de 2021 Crédito: Divulgação

Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) determina o desbloqueio de R$ 0,11 da conta de um candidato a deputado federal nas eleições de 2018. O valor pertencente a Josenilton Costa Silva, que tentou uma vaga na Câmara dos Deputados no pleito de sete anos atrás, teve liberação autorizada após a informação de que ele morreu.

É informado na sentença judicial divulgada nesta terça-feira (29) que um atestado de óbito foi juntado ao processo confirmando a morte do candidato a deputado federal em 2018. Além disso, a União Federal e o Ministério Público Eleitoral manifestaram desinteresse no prosseguimento do cumprimento da sentença que o havia condenado por suposta não prestação de contas de campanha.

Não é informada no andamento processual a data da morte de Josenilton Costa Silva. A ação contra o então candidato começou a tramitar na Justiça Eleitoral em novembro de 2018. 

Em junho de 2019, um acórdão do TRE-ES reconheceu a não prestação de contas por parte do candidato, determinando o recolhimento ao Tesouro Nacional do valor de R$ 2 mil, com juros e correção monetária. 

00:00 / 01:43
TRE-ES manda liberar 11 centavos de candidato que já morreu

Já em um despacho com data de junho de 2021, é informado que o candidato havia sido intimado sobre a decisão do TRE-ES, mas que não teria se manifestado nos autos. A ordem de bloqueio de valores constantes nas contas bancárias de Josenilton Costa Silva ocorreu por meio de despacho proferido em 27 de agosto do mesmo ano.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais