> >
Professor mais antigo de Conselho da Ufes assumirá como reitor interino

Professor mais antigo de Conselho da Ufes assumirá como reitor interino

Mandato de Reinaldo Centoducatte se encerrou no dia 22 de março, e governo federal ainda não publicou a escolha do nome da lista tríplice

Publicado em 23 de março de 2020 às 17:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Reinaldo Centoducatte (à esquerda) encerrou o mandato no dia 22. Professor Geraldo Sisquini assume o cargo interinamente
Reinaldo Centoducatte (à esquerda) encerrou o mandato no dia 22. Professor Geraldo Sisquini assume o cargo interinamente. (Divulgação)

Atualização:  Por volta das 23 horas, o governo federal publicou a nomeação do novo reitor da Ufes, que será Paulo Sérgio Vargas. Mais informações clique aqui.

O professor de Engenharia Geraldo Rossini Sisquini é quem deve assumir interinamente o cargo de reitor da Ufes, a partir desta quarta-feira (25), com o fim do mandato de Reinaldo Centoducatte, no último dia 22. Nesta segunda-feira (23) encerrava-se o prazo para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), escolher um dos nomes da lista tríplice enviada pela Universidade ao governo federal, em dezembro. A instituição está sendo conduzida pela vice-reitora, Ethel Maciel nos dias 23 e 24, data em que se encerra seu mandato.

Como não houve a definição e a publicação do decreto nomeando o novo dirigente da universidade, o Estatuto da Ufes prevê que quem assume a reitoria é o decano do Conselho Universitário até que a nomeação seja publicada. Nesta hipótese, deve-se manter a normalidade institucional, sem nenhuma interrupção da administração da universidade.

De acordo com a Ufes, diante da pandemia provocada pelo coronavírus, têm sido frequentes atrasos na tramitação de processos, o que pode, eventualmente, ter resultado em algum atraso também na nomeação da nova gestão da universidade. 

Para garantir a continuidade das atividades, a reitora em exercício Ethel Maciel nomeou uma comissão de transição para auxiliar a nova gestão, que será empossada assim que o Presidente da República assinar o decreto nomeando o novo dirigente da universidade.

QUEM É O REITOR INTERINO

Geraldo Rossini Sisquini é engenheiro Mecânico e Civil e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes. Ele é diretor do Centro Tecnológico da Ufes desde 2013, membro do Conselho Estadual de Obras Públicas (CEOP), coordenador da Grupo de Trabalho de Ensino à Distância (GT-EAD) do Crea-ES, presidente do Conselho de Administração da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), diretor do Conselho Administrativo do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC) e membro do Conselho Universitário da Ufes.

A LISTA TRÍPLICE

Em dezembro de 2019, o Conselho Universitário da Ufes, que tem 71 membros, votou para escolher o candidato a reitor. Os três mais votados iriam compor uma lista tríplice, a ser enviada para o Presidente da República nomear o reitor. Foram para a lista Ethel Maciel, com 26 votos, Paulo Vargas e Rogério Faleiros, com 16 votos cada um. Veja o perfil de cada um:

Ethel Maciel: a atual vice-reitora também foi escolhida em consulta informal realizada dentro dos campi da Ufes, por professores, servidores e alunos da universidade, com 67,5% dos votos. Professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Ethel se formou na universidade, com mestrado na UFRJ, doutorado na UERJ e pós-doutorado na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. 

Paulo Vargas: diretor do Centro de Artes da Ufes, Paulo é professor do departamento de Arquitetura. Ele não participou da consulta feita na universidade, mas apoiou a candidata Ethel Maciel. Graduado pela Ufes, é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Rogério Faleiros: diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes, Rogério apoiou Ethel Maciel durante a consulta popular. É graduado em história pela Unesp, com mestrado e doutorado em Economia. Está lotado no Departamento de Economia da universidade.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais