> >
PF apreende documentos e computadores na casa de Rose de Freitas em Vitória

PF apreende documentos e computadores na casa de Rose de Freitas em Vitória

Mandado de busca e apreensão foi cumprido pela PF, que deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Corsários. É investigada uma organização criminosa que atuava na Codesa, estatal federal que administra o Porto de Vitória

Publicado em 12 de maio de 2021 às 12:58- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Residência da senadora Rose de Freitas em Fradinhos, Vitória
Residência da senadora Rose de Freitas em Vitória foi alvo de buscas. (André Falcão)

Polícia Federal apreendeu documentos e computadores em uma casa da senadora Rose de Freitas (MDB), localizada em Vitória, nesta quarta-feira (12) e no apartamento funcional da parlamentar, em Brasília. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos como parte da Operação Corsários, que investiga uma organização criminosa que atuava na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), estatal federal que administra o Porto de Vitória e tem sede na Capital do Estado.

No momento do cumprimento dos mandados, Rose estava em Brasília e disse ter sido surpreendida com a ação da Polícia Federal. Já em Vitória, havia apenas um funcionário responsável pela limpeza da casa. As investigações apontam que a parlamentar capixaba indicava pessoas a serem nomeadas no órgão com a finalidade de desviar recursos públicos da área portuária.

Os mandados de prisão temporária e busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), já que há o indício de envolvimento da senadora, que tem prerrogativa de foro. Três pessoas foram presas. 

No total, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão em residências e empresas nos municípios de Vitória, Cariacica e Serra, no Espírito Santo, e em Brasília, no Distrito Federal, o sequestro de bens e valores, além da prisão em flagrante de um dos investigados pelo crime de porte ilegal de arma, em Brasília. Ele foi liberado após pagamento de fiança. O valor não foi divulgado. 

Edward de Freitas e Ricardo Saiter Mota foram presos pela Polícia Federal. Eles são, respectivamente, irmão e primo da senadora Rose de Freitas(Vitor Jubini)

De acordo com a Polícia Federal, os crimes teriam acontecido entre os anos de 2015 e 2018, com direcionamento de certames e desvio de recursos públicos dos contratos firmados com as prestadoras de serviços.

A investigação contou com a colaboração da atual gestão da Codesa, que, em auditoria realizada, estima que somente em dois dos contratos auditados a organização criminosa pode ter desviado cerca de R$ 9 milhões.

Para receber os recursos desviados, o grupo investigado utilizava um escritório de advocacia, responsável por simular a prestação de serviços advocatícios para lastrear a movimentação dos valores. As investigações revelaram ainda que a lavagem do dinheiro ilegal também ocorria por meio da compra de imóveis de luxo e do pagamento de despesas pessoais dos envolvidos.

A operação contou com a participação de 44 policiais federais. São investigados o cometimento de crimes de concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, fraude a licitações e lavagem de capitais.

O OUTRO LADO

Rose de Freitas, senadora do ES pelo MDB. Rose ja foi deputada estadual e federal.
Rose de Freitas é senadora do Espírito Santo pelo MDB. (Gustavo Lima)

Por meio de nota, a senadora Rose de Freitas (MDB) afirmou que nunca cometeu "nenhum ato ilícito ao longo dos oito mandatos exercidos na vida pública". A parlamentar disse ter sido surpreendida pelos mandados de busca e apreensão e pelas prisões dos familiares. 

Confira a nota completa enviada pela senadora:

Fui surpreendida hoje, às 9h, pelo mandado de busca e apreensão expedido pelo ministro Nunes Marques, do STF, no meu apartamento funcional onde resido, em Brasília. Desconheço, até o momento, as razões do mandado e reafirmo não ter cometido qualquer ato ilícito ao longo dos oito mandatos exercidos na vida pública. Fui igualmente surpreendida pelas prisões de meu irmão e de meu assessor, realizadas no estado do Espírito Santo.

Confio no reestabelecimento da verdade e na apuração das possíveis motivações que ensejaram tamanha agressão. Identifico claramente uma tentativa de desabonar minha honra e dignidade. Não cederei a pressões de qualquer natureza, venham de onde vierem. Providências legais cabíveis estão sendo tomadas para que os fatos sejam devidamente esclarecidos e apurados. Sempre exerci com coragem, ética e dedicado trabalho os mandatos que honradamente recebi do povo do Espírito Santo. Todos os demais esclarecimentos serão prestados pelos nossos advogados, que se pronunciarão oportunamente.

A Codesa também foi demanda para se posicionar sobre a operação, mas disse que as informações ficariam a cargo da Polícia Federal.

Com informações de André Falcão e Bruno Dalvi. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais