Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2022

O que dizem os eleitores no bairro de Vitória em que Lula e Bolsonaro empataram

Candidatos à Presidência receberam, no local, exatamente a mesma quantidade de votos no primeiro turno: 1.416

Publicado em 14 de Outubro de 2022 às 07:57

Gabriela Oliveira

Publicado em 

14 out 2022 às 07:57
A Eleição 2022 está marcada pela polarização dos brasileiros entre os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Divisão que se intensificou com o resultado do primeiro turno, no qual o petista obteve 48,43% dos votos válidos e o atual presidente, 43,20%.
Essa polarização se repete no Espírito Santo, onde Bolsonaro teve 52,23% dos votos válidos, enquanto Lula alcançou 40,40% da preferência do eleitorado. Em Vitória, além de um placar apertado na relação de vitórias por bairros (24 para o atual presidente e 23 para o petista), os dois candidatos chegaram a empatar na quantidade de votos em um dos bairros: 1.416 para cada um.
Matéria sobre quem votou em Lula e Bolsonaro no Parque Moscoso
 Lula e Bolsonaro empataram no número de votos no Parque Moscoso Crédito: Fernando Madeira
Essa situação curiosa foi registrada no Parque Moscoso. Para entender o que levou a tamanho equilíbrio no resultado das urnas, a reportagem foi até o bairro para ouvir o que pensam os eleitores da região em relação à disputa presidencial.
Um dos 1.416 votos recebidos por Lula no Parque Moscoso veio de Antônio Carlos Gomes. O vendedor ambulante, de 53 anos, citou as conquistas que teve nos anos de governo do petista, entre 2003 e 2010, quando conseguiu abrir um negócio próprio, como microempreendedor e teve direito a benefícios do INSS, além de ter comprado um carro zero. “Não tenho nada a reclamar do Lula. Foi um governo em que eu só tive prosperidade na vida”, afirma Antônio. 
Do outro lado, entre os 1.416 votos dados a Bolsonaro no bairro, esteve o de Altamira Francisca Neves. A aposentada, de 72 anos, disse que vai repetir o voto no presidente no segundo turno. "Nunca votei em Lula. Optei pelo Bolsonaro porque sou contra a liberação das drogas e a legalização do aborto", destaca Altamira.
Veja a seguir o que dizem eleitores de Lula e Bolsonaro no Parque Moscoso.

O QUE DIZEM ELEITORES DE LULA NO PARQUE MOSCOSO

Erika Pirola, estudante eleitora de Lula
Erika Pirola, estudante Crédito: Carlos Alberto Silva
"Foi a primeira vez em que votei em Lula. E vou continuar votando no segundo turno. Voto nele porque é o melhor para o Brasil. Ele se preocupa com as camadas mais pobres da população. Não tem como votar no Bolsonaro. "
Erika Pirola - Estudante, 47 anos
Matéria sobre quem votou em Lula e Bolsonaro no Parque Moscoso
Lourival Esperidião, professor Crédito: Fernando Madeira
"Sou professor. Sempre votei no Lula. Sei o que Lula fez pela educação e o que esse atual governo desfez"
Lourival Esperidião - Professor, 57 anos
Matéria sobre quem votou em Lula e Bolsonaro no Parque Moscoso
Edson Ferreira, cineasta e ator Crédito: Fernando Madeira
"Meu voto sempre foi em Lula. Não moro em um bairro nobre. Senti na pele os impactos do governo Bolsonaro na minha região. Sou um cara preto e o racismo está muito entranhado no bolsonarismo. Não tem como eu ser a favor de um homem como esse."
Edson Ferreira - Ator e cineasta, 50 anos
José César Fernandes, professor aposentado eleitor de Lula
José César Fernandes, professor aposentado Crédito: Carlos Alberto Silva
"Desde que o PT foi criado, voto nele. O governo Lula foi maravilhoso para mim. Foi quando eu comprei carro zero. Não passei dificuldade."
José César Fernandes - Professor aposentado, 70 anos

O QUE DIZEM ELEITORES DE BOLSONARO NO PARQUE MOSCOSO

Matéria sobre quem votou em Lula e Bolsonaro no Parque Moscoso
Marcelino, aposentado Crédito: Fernando Madeira
"Votei em Bolsonaro porque sou da direita e sempre fui da direita. Não acredito nesse pessoal da esquerda."
Marcelino (não disse o sobrenome) - Aposentado, 58 anos
Letiane Silva, empresária elelitora de Bolsonaro
Letiane Silva, empresária Crédito: Carlos Alberto Silva
"As duas opções – Lula e Bolsonaro – não eram as melhores, mas não quero que o PT volte a governar novamente. Minha opção vai continuar sendo o Bolsonaro."
Letiane Silva - Empresária, 29 anos
Sérgio Tomaz, portuário eleitor de Bolsonaro
Sérgio Tomaz, portuário Crédito: Carlos Allberto Silva
"Bolsonaro pegou uma pandemia de dois anos e ajudou todo mundo. Nunca votei na esquerda"
Sérgio Tomaz - Portuário, 50 anos
Renata Fonseca, professora eleitora de Bolsonaro
Renata Fonseca, professora Crédito: Carlos Alberto Silva
"Não é que eu seja Bolsonaro, sou totalmente anti-Lula e antiesquerda, por todo o mal que representam. Lula representa tudo de podre que existe. As crianças merecem um futuro melhor, sem ideologia de gênero e apologia ao crime"
Renata Fonseca - Professora
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Homem é detido suspeito de ameaçar moradores com arma
Homem é preso suspeito de ameaçar moradores com espingarda em Apiacá
Imagem de destaque
'Bolsonarismo não está derrotado, está disseminado. Basta ver os patrões demitindo funcionários que votaram no Lula', diz filósofo Renato Lessa
Motorista chegou a ficar refém durante roubo de carga em Cariacica
Caminhoneiro é dopado, feito refém e tem carga de R$ 519 mil roubada no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.