ASSINE

Gestão de Sérgio Meneguelli é aprovada por 64% dos eleitores de Colatina

Outros 27% dos entrevistados consideram a administração "regular" e apenas 7% avaliam como ruim ou péssima. Prefeito decidiu não disputar a reeleição

Publicado em 24/10/2020 às 05h30
Atualizado em 24/10/2020 às 05h30
Pesquisa Ibope - Eleições 2020 - Colatina - Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina
Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina, foi aprovado por 64% dos entrevistado pelo Ibope. Crédito: Brunela Alves/Arquivo/Arte Geraldo Neto

O atual prefeito de ColatinaSérgio Meneguelli (Republicanos), que encerra o mandato nos próximos meses, teve a gestão avaliada como boa ou ótima por 64% dos eleitores do município, de acordo com pesquisa Ibope realizada a pedido da Rede Gazeta e divulgada nesta sexta-feira (23). Entre os maiores municípios do Espírito Santo pesquisados pelo Ibope até agora, o resultado de Meneguelli foi o mais expressivo, sendo o único, inclusive, com avaliação positiva de mais da metade dos entrevistados. 

Outros 27% consideram regular a gestão do prefeito e 7% a avaliam como ruim ou péssima. Além disso, 2% dos entrevistados não souberam avaliar. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando questionados sobre a forma que Sérgio Meneguelli vem administrando o município, 73% dos entrevistados pelo Ibope disseram que aprovam, enquanto 20% responderam que desaprovam e 7% não sabem avaliar, ou não responderam.

Meneguelli foi vereador em Colatina por três mandatos consecutivos, de 2005 a 2016, e disputou a prefeitura em 2016 pela primeira vez, sendo eleito, na época pelo MDB, com 30,24% dos votos. A postura excêntrica, mesmo ocupando o principal cargo do Executivo colatinense, lhe rendeu destaque na internet desde o início de seu mandato.

DE UMA MANEIRA GERAL, COMO O(A) SR(A) CLASSIFICA A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO SÉRGIO MENEGUELLI?

O prefeito foi de bicicleta para a solenidade de posse, na Câmara municipal, e permaneceu se deslocando desta forma com o passar dos anos, como prefeito, pois disse ser contra o uso do carro oficial dentro da cidade. Meneguelli também foi visto frequentemente realizando trabalhos como pinturas de casas de moradores, plantação de árvores e até já dançou funk da cantora Anitta em evento na cidade.

Durante o período da pré-campanha, este ano, o prefeito fez suspense para anunciar se disputaria ou não a reeleição. Acabou decidindo não participar do pleito e nem apoiar nenhum candidato.  A ausência do atual prefeito na disputa mexeu no tabuleiro de alianças na cidade.

Alguns partidos se movimentavam para unir forças contra Meneguelli, mas sem o prefeito no pleito, novas articulações foram formadas. O partido dele, o Republicanos, contudo, fechou aliança com o candidato Luciano Merlo (Patriota).

VOCÊ APROVA OU DESAPROVA A FORMA COMO O PREFEITO SÉRGIO MENEGUELLI VEM ADMINISTRANDO A CIDADE DE COLATINA?

Na campanha, ele tem atuado como coach e dando palestras para candidatos a vereador de cidades de fora do Espírito Santo. Também está em produção, para, em breve, larnçar sua biografia, incluindo detalhes de sua trajetória política, pessoal e curiosidades, como a amizade com celebridades como Elke Maravilha. 

A amostragem faz parte da série de pesquisas da cobertura eleitoral de A Gazeta, que traz o cenário das eleições municipais das maiores cidades do Espírito Santo e uma radiografia do desempenho das administrações dos atuais prefeitos.

SEGMENTOS

A avaliação positiva da gestão de Sérgio Meneguelli é maior entre os eleitores das faixas de renda familiar mais altas. Enquanto 56% dos entrevistados que ganham até um salário mínimo classificam a administração como boa ou ótima, 67% daqueles que recebem de 1 a 2 salários avaliam a gestão positivamente, assim como 66% dos que ganham acima de 2 salários mínimos.

Entre aqueles que avaliaram a gestão como ruim ou péssima, o percentual fica entre 6% e 7%, entre os três grupos de renda pesquisados.

O percentual de aprovação da administração de Meneguelli registra seus maiores índices entre eleitores que têm como grau de escolaridade o ensino superior, alcançando 70% da preferência destes. Entre aqueles que possuem somente o ensino fundamental, 64% acham que a gestão do prefeito é boa ou ótima e 61% daqueles que completaram o ensino médio responderam o mesmo. 

Em relação à faixa etária, o prefeito de Colatina também registra índices mais expressivos entre os mais jovens, aprovado por 73% dos eleitores de 16 a 24 anos, e por 74% daqueles que têm de 25 a 34. Entre a população acima de 55 anos, o índice é de 54%.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.