Repórter / [email protected]
Publicado em 30 de setembro de 2020 às 18:38
- Atualizado há 5 anos
Na cobertura das eleições municipais de 2020, a Rede Gazeta contará com a realização de pesquisas de intenção de voto, já tradicionais nos anos eleitorais. A empresa firmou parceria com o Ibope, que fará levantamentos em sete cidades capixabas ao longo da campanha. Além da Grande Vitória (Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha), haverá sondagens em municípios do interior do Estado, como Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.>
O Ibope é um dos maiores institutos de pesquisa da América Latina. A empresa tem cerca de 70 anos de atuação e atende mais de 14 países com diferentes tipos de pesquisa que incluem comportamento, consumo, opinião. >
A relação do instituto com a Rede Gazeta é antiga, desde a criação da TV Gazeta, em 1976. O Ibope é o responsável por fazer as pesquisas de audiência para a emissora. No processo eleitoral, a parceria ocorre há quase 30 anos e, em 2020, foi ampliada para abranger um número maior de cidades.>
As pesquisas serão realizadas no primeiro e no segundo turnos e serão veiculadas por A Gazeta, TV Gazeta e CBN Vitória. Para o diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, a parceria com o Ibope será muito útil para os capixabas, especialmente em um ano com eleições tão atípicas. >
>
"É uma eleição mais complexa do que a de outros anos, estamos com muitos candidatos. Ainda há o adicional do uso mais intenso das redes sociais e, por via de consequência, as 'fake news'. Ter um instituto como Ibope nos ajuda a ter um retrato de como estão as eleições e passar informações com credibilidade para o eleitor", afirmou.>
O diretor-executivo de Negócios da Rede Gazeta, Marcello Moraes, explicou que as pesquisas eleitorais estão alinhadas à missão da empresa, que é contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo e dos moradores do Estado. >
"Qualquer projeto na Rede Gazeta é aliado ao nosso propósito, que é ajudar no desenvolvimento do Estado e do capixaba. Com a realização das pesquisas eleitorais, estamos passando informações para que os eleitores, em um momento importante, tomem decisões que contribuam para o desenvolvimento das cidades", disse.>
No que se refere às intenções de voto, a diretora do instituto, Márcia Cavallari, explica que ela é feita por meio de amostragem, ouvindo as preferências do eleitor, de diferentes perfis, em diversas partes da cidades. >
"A gente realiza as pesquisas em tablet, por meio de entrevistas que são gravadas. O pesquisador tem um mapa do setor da cidade onde ele vai atuar, que é basicamente formado por um conjunto de quarteirões e com o perfil do eleitor do local. A partir disso, ele vai realizando as entrevistas de acordo com as características de sexo, faixa etária, escolaridade, até finalizar a cota daquela região. Terminada essa etapa, nós reunimos com todos os outros setores e realizamos o cálculo matemático. Como é uma pesquisa por amostragem, tem uma margem de erro associada, exatamente porque não estamos entrevistando todo mundo", explicou. >
As pesquisas de intenção de voto fazem parte de uma robusta cobertura eleitoral, intensificada por A Gazeta desde o período das convenções partidárias, em agosto, quando os candidatos a prefeito e a vereador foram escolhidos pelas legendas. Até a votação, os leitores terão acesso a conteúdos que vão auxiliá-lo na escolha nas urnas, como dados dos candidatos, entrevistas com os concorrentes, debates e reportagens especiais. >
O primeiro turno das eleições ocorre em 15 de novembro, das 7h às 17h. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar é possível ter segundo turno, que está marcado para 29 de novembro, no mesmo horário. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta