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Publicado em 26 de maio de 2025 às 12:08
Dados sobre licenciamento de veículos, informações sobre remédios disponíveis na Farmácia Cidadã, matrícula e rematrícula em escolas e mais de 250 serviços em um só lugar. É o que promete a nova plataforma ES.Gov, lançada na manhã desta segunda-feira (26) pelo governo do Espírito Santo. >
O portal, que possui ferramentas de inteligência artificial (IA) e comando de voz, é voltado para a simplificação de acesso a serviços que, anteriormente, o cidadão precisava buscar em sites de diferentes órgãos estaduais, como mostrou com exclusividade o Anuário de A Gazeta, em 2023.>
Por meio do site ou do aplicativo, o ES.Gov, através da assistente virtual “Lia”, pode responder sobre serviços antes ofertados presencialmente. Agora, os capixabas podem acessar informações de órgãos como Procon, Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER/ES), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) e corporações ligadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por exemplo.>
Para telefones com sistema Android, o aplicativo já está disponível para download. Já para os de sistema iOS, segundo o governo do Estado, a plataforma será liberada em breve. Ainda assim, todos os cidadãos podem acessar o portal através do endereço on-line es.gov.br.>
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Com o novo portão, segundo o governo do Estado, não será mais necessário sair de casa para ter acesso a mais de 90% dos serviços prestados por órgãos públicos estaduais.>
Segundo Victor Murad, subsecretário estadual de Transformação Digital, o serviço é inédito no Brasil. Para a elaboração, o governo do Estado se baseou em projetos similares da Inglaterra, da Austrália, da Estônia e do próprio portal gov.br, do governo federal, que também possuem serviços unificados de maneira digital. >
A diferença do projeto capixaba é que a IA generativa também é capaz de aceitar comandos por voz, respondendo instantaneamente o pedido dos usuários.>
“Nós reunimos mais de 200 bases de dados e dez mil planilhas. Concentramos esses dados para a base da plataforma e agora temos uma inteligência artificial generativa, chamada de linguagem natural. E ainda incluímos esse recurso de voz para facilitar a vida das pessoas. Se eu não quiser digitar, posso falar. A IA vai transcrever minha pergunta, fazer a consulta e voltar com a informação”, explica Victor.>
Ainda de acordo com o subsecretário, a novidade pode diminuir a dor de cabeça para cidadãos que antes precisavam sair de casa para resolver problemas em órgãos públicos.>
“Sabemos que sair de casa às vezes, por si só, pode ser um transtorno. O cidadão pode não encontrar o serviço que procurava ou não é atendido da maneira ideal. Agora, com a Lia, ele passa por uma experiência única e pessoal de maneira personalizada. Nós priorizamos os serviços que já estavam digitais na área do Detran, da saúde, da segurança pública e também na pasta de educação. Um idoso, por exemplo, agora pode perguntar se o remédio que ele precisa está disponível na Farmácia Cidadã sem precisar ligar para o órgão ou sair de casa”, diz.>
Victor Murad
Subsecretário de Transformação Digital do Espírito SantoEntre os serviços disponíveis ainda estão o registro de empresas na Junta Comercial do Estado, consulta ao registro de veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), pagamento de IPVA e outras obrigações e agendamento de vacinação.>
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