> >
Casagrande anuncia mais 3 secretários e chega a 17 nomes para o novo governo

Casagrande anuncia mais 3 secretários e chega a 17 nomes para o novo governo

O governador do Estado vai manter mais três nomes da equipe atual nas pastas de Direitos Humanos, Gestão e Recursos Humanos e Casa Militar

Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Renato Casagrande foi diplomado pelo TRE
Renato Casagrande (PSB) durante cerimônia de diplomação no TRE-ES. (Carlos Alberto Silva)
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]

Mais três nomes do atual primeiro escalão do governo do Estado serão mantidos na equipe do governador Renato Casagrande (PSB) no novo mandato: Nara Borgo (Direitos Humanos); Coronel Jocarly Aguiar (Casa Militar); e Marcelo Calmon (Gestão e Recursos Humanos). Com o anúncio feito nesta terça-feira (20), agora já são 17 nomes confirmados no secretariado do terceiro mandato de Casagrande no comando do Palácio Anchieta.

A próxima gestão deve ter o total de 26 secretários ou cargos equivalentes, os quais compõem o primeiro escalão do governo estadual. Além de 22 pastas atuais, da Chefia de Gabinete e da recriação das secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a partir do desmembramento da atual Sectides, o governador confirmou a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que terá a atual vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), como titular.

Áreas ainda sem definição

Pastas de peso do governo, o governador deve anunciar na próxima semana quem ficará à frente das secretarias de Educação e da Saúde, segundo afirmou após cerimônia de diplomação realizada na segunda-feira (19) no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). 

Para a Saúde, ele quer alguém que entenda do Sistema Único de Saúde (SUS), que possa ser um bom gestor e tenha capacidade de diálogo com todos os que se relacionam com a saúde pública. Entre os cotados para assumir o posto atualmente ocupado por Nésio Fernandes (PCdoB) estão o atual secretário estadual interino Tadeu Marino (PSB), e o médico Remegildo Gava Milanez, ginecologista e obstetra conhecido no Espírito Santo com atuação no setor privado, conforme a colunista Letícia Gonçalves.

Casagrande anuncia mais 3 secretários e chega a 17 nomes para o novo governo

Outras pastas ainda sem definição estão entre as cobiçadas por partidos aliados de Casagrande ou que apoiaram a reeleição dele, como PP, PT,  Cidadania e União Brasil. Em entrevista coletiva, o governador afirmou que cada legenda indicará apenas um nome na equipe, sendo que nem todos terão espaço no primeiro escalão. Ele foi reeleito numa coligação com 11 partidos, incluindo o PSB, e ainda ganhou o apoio do União no segundo turno da disputa.

Na lista de secretarias que não tiveram os titulares anunciados estão: Ciência e Tecnologia, cujo nome mais cotado é o deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil); Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, que deve ser ocupado por um nome do PT; Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, que foi comandada pelo presidente estadual do PP, Marcus Vicente, até o início de 2022; Turismo, que foi ocupada pela ex-secretária Lenise Loureiro (Cidadania); além de Esportes, Meio Ambiente e Controle e Transparência, sendo que esta vinha sob comando de Edmar Camata, que será diretor-geral da PRF no governo Lula.

Pastas já definidas

Na segunda-feira (19), foi confirmado o retorno do coronel Alexandre Ramalho (Podemos) para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a permanência dos atuais secretários de Cultura, Fabrício Noronha, e de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno. 

Casagrande já havia anunciado no sábado (17) a criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, que será comandada pela atual vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB). O futuro vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), vai acumular a Secretaria de Desenvolvimento

Além de Jacqueline e Ricardo Ferraço, estão confirmados na equipe do próximo governo: Enio Bergoli (Agricultura); André Garcia (Justiça); Marcelo Altoé (Fazenda); Jasson Amaral (Procuradoria-Geral do Estado); Alvaro Duboc (Economia e Planejamento); Manuela Pedroso (Governo); Flavia Mignoni (Comunicação); Davi Diniz (Casa Civil); e Valésia Perozini (Chefia de Gabinete).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais