> >
ES terá Secretaria da Mulher sob comando de Jacqueline Moraes, confirma Casagrande

ES terá Secretaria da Mulher sob comando de Jacqueline Moraes, confirma Casagrande

Confirmação da criação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres foi feita pelas redes sociais; atual vice-governadora do Estado vai comandar a pasta

Publicado em 17 de dezembro de 2022 às 11:58

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Vice-governadora Jacqueline Moraes fala sobre os desafios da liderança feminina
Vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB) vai assumir pasta de Políticas para as Mulheres no próximo governo. (Secom-ES/Divulgação)
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]

A atual vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes (PSB), foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), como a futura secretária estadual de Políticas para as Mulheres. A criação da pasta estava em avaliação pelo governador e o nome de Jacqueline já era considerado o mais cotado para o cargo.

A informação foi publicada pelo governador em suas redes sociais, na manhã deste sábado (17). Ele ressaltou que será a primeira vez que o Espírito Santo terá uma pasta específica de Políticas para as Mulheres e será comandada por Jacqueline, que já desenvolve um trabalho voltado para o tema no atual governo, mesmo sem ocupar nenhuma pasta.

"Um gesto que demonstra a importância, a força, o protagonismo e a autonomia da mulher", frisou o governador na publicação.

No último dia 1º, ao anunciar o vice-governador eleito, Ricardo Ferraço (PSDB), como o primeiro nome do seu secretariado — ele vai comandar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e atuar em parceria com os secretários da Agricultura e do Meio Ambiente —, Casagrande disse que estava avaliando a criação da Secretaria da Mulher e que a pasta teria como função articular políticas públicas voltadas para as mulheres. Ainda segundo o governador, a criação da pasta foi um pedido que ele recebeu do público feminino durante o período da campanha eleitoral.

Jacqueline foi a primeira mulher eleita vice-governadora do Estado, em 2018. Antes de assumir esse cargo, ela exerceu mandato de vereadora de Cariacica de 2013 a 2016. Em 2022, concorreu ao cargo de deputado federal, mas não conseguiu se eleger.

Ela iniciou sua vida na política participando de movimentos comunitários e de base, militando no segmento de mulheres socialistas e nas áreas política e comunitária, principalmente na periferia. Antes disso, foi camelô. 

Com o anúncio de Jacqueline para a nova secretaria, já são 11 nomes confirmados do primeiro escalão do novo governo de Casagrande, que toma posse para o seu terceiro mandato em 1º de janeiro de 2023.

O governador será diplomado na próxima segunda-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), às 15 horas, para o seu terceiro mandato, sendo o segundo consecutivo. Ele afirmou logo depois da reeleição que iria concluir a formação do secretariado até o final da atual gestão, em 31 de dezembro. Três pastas consideradas prioritárias ainda não tiveram definição: Educação, Saúde e Segurança Pública. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais