> >
Vídeo mostra colisão entre viatura e moto durante perseguição em Montanha

Vídeo mostra colisão entre viatura e moto durante perseguição em Montanha

Um Inquérito Técnico e um Inquérito Policial Militar serão instaurados para apurar o caso ocorrido na sexta-feira, na cidade de Montanha

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]

Publicado em 28 de setembro de 2025 às 11:54

Um Inquérito Técnico e um Inquérito Policial Militar serão instaurados para apurar o caso

Um vídeo recebido pela reportagem de A Gazeta mostra o momento em que uma viatura da Polícia Militar se envolve em um acidente com uma motocicleta durante uma perseguição no município de Montanha, no Norte do Espírito Santo, na última sexta-feira (26). A operação ocorreu após denúncia de que um motociclista trafegava em alta velocidade e fazendo manobras arriscadas pelas ruas da cidade.

Em nota enviada no sábado (27), a PM informou que, durante uma perseguição, a motocicleta derrapou em uma curva e acabou colidindo contra a viatura. Após receber o vídeo que mostra o exato momento da batida, a reportagem acionou novamente a polícia perguntando sobre a dinâmica do acidente, para confirmar se a moto colidiu contra a viatura ou foi a viatura que colidiu contra a moto. 

Em nova nota, o Comando da 19ª Companhia Independente respondeu que, na análise preliminar, “não restou evidenciada contradição entre a narrativa oficial e a dinâmica observada”.  Mas acrescentou que "será instaurado Inquérito Técnico, com base nos protocolos administrativos internos da Corporação, bem como Inquérito Policial Militar, nos termos do Código de Processo Penal Militar, para apuração minuciosa da dinâmica dos fatos, identificação de eventuais causas determinantes e verificação de eventual responsabilidade penal ou administrativa por parte dos policiais envolvidos."

Ressaltou ainda que, "neste momento inicial, não se vislumbra qualquer elemento probatório capaz de sustentar afirmação peremptória acerca da prática de ilícito pelos agentes de segurança."

A corporação salientou que, ao desobedecer a ordem legal de parada do policial e sair com o veículo em alta velocidade, o condutor da motocicleta, "incorreu em diversas condutas ilícitas, assumindo, por conseguinte, o risco de consequências decorrentes de sua própria ação".

"A análise isolada do instante da colisão, desconsiderando o encadeamento dos fatos desde o início do acompanhamento policial, resulta em interpretação fragmentada e descontextualizada da ocorrência", acrescenta a nota.

A PM destaca ainda que, em outro vídeo, antecedente ao momento da colisão, o condutor da motocicleta é visto transitando "de forma manifestamente imprudente, saltando lombadas e quase atropelando um pedestre que atravessava a via, além de cometer reiteradas infrações de trânsito de natureza gravíssima, conforme tipificado no Código de Trânsito Brasileiro". A nota afirma que "tal conduta delituosa prolongou-se por trajeto considerável, em vias de intenso fluxo de veículos e pedestres, no município de Montanha, expondo a risco elevado a segurança viária e a integridade física de terceiros".

Sobre o vídeo do momento exato da batida, a PM afirmou que as imagens mostram que "o motociclista trafega muito próximo a um veículo estacionado e, de forma súbita, reduz a velocidade, aparentando intenção de realizar conversão à direita. É nesse momento que se dá o choque, ocasionando a queda dos ocupantes da motocicleta".

Destaca ainda que "os policiais militares dispunham de visão privilegiada e percepção direta da dinâmica em curso, elemento que confere presunção relativa de veracidade à narrativa registrada no Boletim Unificado, conforme entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre a fé pública do agente estatal."

O jovem de 16 anos que pilotava o veículo foi socorrido por uma equipe do Samu/192 e levado para um hospital. A Polícia Civil informou que vai investigar o caso, mas que o adolescente foi liberado da escolta policial porque "não identificou elementos suficientes para realizar a apreensão em flagrante". Já o passageiro sofreu apenas ferimentos leves. A idade dele não foi divulgada.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

acidente Viatura

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais