> >
Suspeito é baleado e outros dois são detidos em ação da Guarda em Vila Velha

Suspeito é baleado e outros dois são detidos em ação da Guarda em Vila Velha

Grupo estava em um veículo monitorado pela corporação quando o carro foi interceptado, nesta sexta-feira (11)

Bruno Nézio

Reporter / [email protected]

Publicado em 11 de julho de 2025 às 14:20

Gabriel Vitória, Gustavo Roberto de Oliveira, Erik de Almeida e Jhonatan Guilherme Freitas
Gabriel Vitória, Gustavo Roberto de Oliveira, Erik de Almeida e Jhonatan Guilherme Freitas Crédito: Divulgação | Guarda Civil Municipal de Vila Velha

Um homem foi baleado durante uma ação da Guarda Municipal na Estrada de Capuaba, na altura do bairro Cavalieri, em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (11). Segundo a Guarda Municipal, agentes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) haviam interceptado um carro monitorado pela muralha eletrônica, suspeito de estar sendo usado em ataques criminosos.

Dentro do veículo estavam quatro homens. Ao perceberem a aproximação dos agentes, os suspeitos colidiram com um caminhão e desembarcaram. Três deles estavam armados. Segundo a Guarda, dois apontaram armas para os agentes, que reagiram. Um dos suspeitos, identificado como Jhonatan Guilherme Freitas, de 21 anos, foi baleado na cabeça e socorrido imediatamente pelos próprios guardas. Ele permanece vivo e em atendimento hospitalar. Outro, Gabriel Vitória Souza, de 18 anos, também armado, renderam-se após disparos da Guarda e foi preso.

Um suspeito foi baleado e outros dois acabaram presos após perseguição
Um suspeito foi baleado e outros dois acabaram presos durante ação da Guarda Municipal Crédito: Leitor | A Gazeta

O motorista, Gustavo Roberto de Oliveira, conhecido como "Gelado" de 21 anos, foi preso acusado de cometer homicídio e encaminhado à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), pois é investigado por envolvimento no assassinato de um funcionário da EDP, ocorrido na quinta-feira (10) no bairro Zumbi dos Palmares. O quarto suspeito, Erik de Almeida Santos, de 21 anos, conseguiu fugir e também estaria armado.

00:00 / 02:36
Suspeito é baleado e outros dois são detidos em ação da Guarda em Vila Velha
Luciano de Souza, terceirizado da EDP morto por bala perdida em Vila Velha
Luciano de Souza, terceirizado da EDP morto por bala perdida em Vila Velha Crédito: Arquivos da família

Duas pistolas calibre 9mm, com carregadores alongados, seletor de rajadas e munições foram apreendidas. Todos os quatro suspeitos têm passagens pela polícia, principalmente por tráfico de drogas. O baleado, havia sido preso recentemente e estava em liberdade por meio de alvará judicial. O que fugiu, foi detido em junho e liberado na custódia.

Dinheiro, duas pistolas com seletor de rajada, com carregador alongado e munições foram apreendidos pela Guarda Municipal de Vila Velha
Dinheiro, duas pistolas com seletor de rajada, com carregador alongado e munições foram apreendidos pela Guarda Municipal de Vila Velha Crédito: Divulgação | Guarda Civil Municipal de Vila Velha

Faccionados

Todos os suspeitos moram no bairro Alecrim, dominado pela facção criminosa Primeiro Comando de Vitória. A Guarda acredita que o grupo estaria prestes a realizar um novo ataque em regiões conflituosas, como Primeiro de Maio e Ilha das Flores, dominadas por facções rivais.

A comandante da Guarda de Vila Velha, Landa Marques, destacou que, embora o protocolo de atendimento médico costume ser feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/ 192), em casos extremos os próprios agentes prestam socorro imediato, como ocorreu nesta ocorrência. Ela também enfatizou que a atuação conjunta entre as forças de segurança tem sido fundamental no combate ao crime organizado e na resposta a ações que colocam a vida da população em risco.

Suspeitos estavam com carro clonado
Suspeitos estavam com carro clonado Crédito: Divulgação | Guarda Civil Municipal de Vila Velha

O veículo usado pelos criminosos estava com placa clonada de outro estado e registro de furto e roubo, segundo a Guarda. O alerta foi dado pelo sistema de cerco — ou muralha eletrônica — que, cada vez mais, tem auxiliado na repressão a crimes na cidade. “Hoje foi mais uma ação exitosa da Guarda Municipal de Vila Velha, demonstrando a capacidade técnica e o uso da tecnologia no enfrentamento ao crime urbano”, afirmou a comandante.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

guarda municipal

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais