> >
Suspeito de matar professor de educação física em Guarapari é preso

Suspeito de matar professor de educação física em Guarapari é preso

Homem, que não teve o nome informado, foi preso na Serra. Raul Giovanelli, de 27 anos, foi morto após reagir a um assalto no dia 31 de outubro deste ano, no bairro Lameirão

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 14:15

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

Suspeito de ter matado um professor de educação física, um homem de 35 anos — que não teve o nome divulgado — foi preso nesta sexta-feira (19) no bairro Novo Horizonte, na Serra. Ele é apontado como o autor do latrocínio que vitimou Raul Giovanelli, de 27 anos, no final do mês de outubro deste ano, no bairro Lameirão, em Guarapari. Um vídeo que mostra o momento da prisão foi divulgado pela Polícia Civil. Veja:

À frente da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (Deic) de Guarapari, o delegado Guilherme Eugênio revelou que o suspeito — que não teve o nome divulgado — agiu a mando de outro criminoso: Rafael dos Reis Santos, vulgo "Tiriba", que está foragido do sistema prisional capixaba desde o dia 21 de fevereiro do ano passado.

Aspas de citação

O Rafael dos Reis Santos foi apontado como mandante e como partícipe material, que é aquele que fornece os recursos necessários para o crime. Neste caso, a bicicleta e o revólver

Guilherme Eugênio
Delegado titular da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (Deic) de Guarapari
Aspas de citação

Segundo as investigações, o professor Raul Giovanelli levou três tiros ao tentar impedir que o suspeito preso nesta sexta-feira (19) fugisse com os pertences de um idoso de 61 anos, que estava no calçadão da Praia do Riacho e havia sido roubado pouco antes, também a mando de Rafael.

Professor de Educação Física morreu após ser baleado em assalto em Guarapari
Professor de educação física morreu no último dia 30 de outubro, em Guarapari. (Foto leitor | Montagem A Gazeta)

"Ele viu, a uma certa distância, que esse senhor portava uma pulseira e um cordão de ouro. Além de um relógio dourado. O Rafael se interessou pelos bens, chamou o comparsa e lhe ofereceu os meios. Este, efetivamente, roubou e, em seguida, iniciou o procedimento de fuga", contou o delegado.

Aspas de citação

Nesse momento, ele foi avistado pelo professor, que, pelo porte físico, se sentiu em condições de se voltar contra o autor do crime. O professor, tentando socorrer o senhor, entrou em embate com o autor, que sacou a arma e efetuou três disparos: dois na virilha e um no peito

Guilherme Eugênio
Delegado titular da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (Deic) de Guarapari
Aspas de citação

Logo após o fato, o suspeito de 35 anos disse ter encontrado o outro criminoso e entregado a arma e os objetos roubados. "Normalmente, há partilha dos bens, mas ele relatou que estava muito frustrado com a morte e com muito medo, não tendo interesse em nada que pudesse vinculá-lo ao crime", disse Guilherme.

Suspeito de matar professor de educação física em Guarapari é preso

Ainda segundo o delegado, os acessórios foram vendidos e já há alguns suspeitos de receptação. Ou seja, de terem adquirido tais artigos. A quantidade de pessoas suspeitas e a identidade delas, no entanto, não foram divulgadas pela Polícia Civil, durante a coletiva desta sexta-feira, em Vitória.

A PRISÃO: 3 HORAS DE CAMPANA

O suspeito de 35 anos foi preso após três horas de campana (uma espécie de observação discreta) feita no entorno de uma casa de familiares do criminoso. A operação foi realizada de forma conjunta pela Deic de Guarapri e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra.

"Nós fizemos o levantamento e ficamos de campana. No momento mais oportuno, fizemos um cerco na residência e logramos êxito em prender o suspeito na hora em que ele iria sair de lá. Ele não ofereceu resistência e foi levado à DHPP, onde prestou depoimento", disse o delegado Rodrigo Sandi Mori.

FORAGIDO É SUSPEITO DE OUTRO CRIME COM MORTE

Com um histórico "significativo" de crimes, o foragido Rafael dos Reis Santos também é suspeito de estar envolvido no crime que vitimou José Carlos Souza Corrêa, de 55 anos — um agente penitenciário aposentado morto a tiros na Praia do Forte, em Guarapari, no dia 13 de maio deste ano.

"Não se sabe ainda se foi um latrocínio (roubo seguido de morte) ou um homicídio, mas existe a suspeita de que o Rafael estava envolvido", afirmou o delegado Guilherme Eugênio, que comanda a investigação desse caso, junto à Delegacia Especializada de Proteção e Homicídios (DHPP) de Guarapari.

RELEMBRE O CRIME

O crime que tirou a vida de Raul Giovanelli aconteceu na manhã do último dia 30 de outubro, no bairro Lameirão, em Guarapari. O professor de educação física trabalhava como personal trainer em uma academia do município e sofreu a tentativa de assalto quando andava de bicicleta.

De acordo com informações repassadas no dia do crime pela Polícia Militar, "a vítima, de 27 anos, realizava atividade física quando foi abordada por um indivíduo durante uma tentativa de roubo. Após uma luta corporal com o suspeito, ela acabou alvejada e teve a morte confirmada ainda no local".

O corpo de Raul Giovanelli foi levado pela perícia da Polícia Civil para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde foi liberado por familiares. No dia seguinte ao latrocínio, ele foi sepultado no Cemitério Parque Paraíso, em Guarapari, com a presença de familiares e amigos.

Errata Atualização
19 de novembro de 2021 às 19:25

Após publicação desta matéria, a Polícia Civil divulgou, em coletiva de imprensa, detalhes do caso e um vídeo que mostra o momento em que o suspeito do latrocínio foi preso. O texto foi atualizado.

Suspeito de matar professor de educação física em Guarapari é preso

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais