Publicado em 24 de maio de 2024 às 12:01
Um policial de militar de 45 anos, que estava de folga, se envolveu em uma briga no trânsito quando estava a caminho da academia e acabou atirando e baleando um operador de máquina de 41 anos no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, na noite de quinta-feira (23).
O sargento contou à Polícia Militar que ocorreu um acidente entre a moto que ele estava pilotando e outra moto, conduzida pelo homem de 41 anos. Ainda conforme o relato, após a batida, o motociclista teria parado frente da moto policial, impedindo a passagem dele e o xingando.
Conforme boletim de ocorrência da Polícia Militar, a corporação foi acionada com a informação de "vias de fato" entre dois homens. A motivação informada seria uma discussão no trânsito quando os dois trafegavam pela Avenida Norte-Sul.
Na versão apresentada pelo policial à PM, consta que o outro motociclista estava nervoso com o acidente. O sargento teria pedido para que ele se acalmasse e disse que acionaria a Polícia Militar. Após isso, o operador de máquina teria ficado ainda mais agressivo, gesticulando e o xingando. O policial estava armado e já havia saído do serviço. Até o momento da discussão, o militar apenas sacou a arma, segundo a versão no boletim de ocorrência, "mantendo em posição segura".
Duas pessoas que passavam pelo local ajudaram a separar a briga. A arma foi guardada, e a Polícia Militar foi acionada via Ciodes 190. Uma das pessoas que chegou ao local sugeriu ao sargento que ele fosse embora, com a ideia de acalmar os ânimos do motociclista envolvido no acidente. O policial, em um primeiro momento, ficou com receio de interpretarem a saída como uma fuga, mas, após analisar a situação, o PM decidiu, então, sair do local.
O boletim de ocorrência descreve ainda, pela versão do sargento, que o policial subiu na moto para deixar o local, e, ao se deslocar em direção a um semáforo, cerca de 50 metros mais longe, visualizou, por meio do retrovisor, que o motociclista envolvido no acidente estava correndo na direção dele com algum objeto.
A partir disso, os dois voltaram a brigar. Foi neste momento que o policial teria sacado a arma e atirado uma vez contra o motociclista. O disparo na direção dos pés foi feito com a arma utilizada pelo Policial Militar em serviço.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que passava pelo local prestou atendimento ao motociclista vítima do disparo. Após o atendimento, o sargento voltou a ligar para a Polícia Militar informando sobre o disparo de arma de fogo. As viaturas foram ao local do acionamento.
O tiro fez um buraco no calçado usado pelo homem, que foi levado para o pronto-socorro de um hospital no município com uma fratura exposta na perna. Após a cirurgia, o motociclista ficou internado em observação.
De acordo com apuração da repórter Tarciane Vasconcelos, da TV Gazeta, o motociclista estava levando a esposa ao médico quando a confusão começou. A mulher dele contou à reportagem que o policial militar também estava de moto e teria se identificado como membro da corporação durante a briga.
A mulher não detalhou qual foi o motivo da briga, mas relatou que durante a discussão o suspeito se irritou e atirou no marido dela. Conforme registrado pela TV Gazeta, o tornozelo do motociclista sangrou, sujando o calçado que era utilizado no momento da briga.
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar informou que foi informada sobre um incidente de trânsito e, ao chegar ao local, a equipe constatou que o policial militar envolvido estava saindo de serviço e dirigia-se para uma academia quando colidiu levemente a moto com outra motocicleta, o que não causou danos materiais. A Polícia Militar confirma a versão de que o agente teria saído do local para evitar que a confusão continuasse.
Polícia Militar
Nota oficialDiversas testemunhas confirmaram a versão dada pelo policial, destacando a agressividade e provocação do outro condutor, segundo nota da Polícia Militar. O caso foi entregue à 3ª Delegacia Regional de Serra. A Polícia Militar informou que a conduta do policial envolvido na ocorrência será apurada internamente.
A Polícia Civil informou que a ocorrência foi entregue na Delegacia Regional da Serra. De acordo com as informações levantadas pela equipe policial, um militar de folga foi vítima do incidente e agiu em legítima defesa. O suspeito, que teria agredido e ofendido o militar, foi liberado de escolta policial, já que o militar demonstrou desinteresse em representar criminalmente contra ele. A arma utilizada pelo militar foi apreendida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta