> >
Operação na Serra mira grupo que usava empresa para adulterar placas de veículos

Operação na Serra mira grupo que usava empresa para adulterar placas de veículos

Criminosos utilizavam equipamentos para adulterar placas sem inscrição; casal acabou preso, nesta segunda-feira (9)

Breno Alexandre

Repórter / [email protected]

Publicado em 9 de fevereiro de 2026 às 10:17

Uma operação da Polícia Civil que investigava uma organização criminosa por adulterar placas de veículos cumpriu sete mandados de busca e apreensão na Serra

Uma operação da Polícia Civil e da Guarda Municipal da Serra cumpriu sete mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (9). A investigação apura a atuação de uma facção criminosa que utilizava uma empresa credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para adulterar placas de veículos. Um casal foi preso.

Segundo o delegado Gustavo Ximenes, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV), criminosos utilizavam a empresa para adulterar placas que eram utilizadas em motocicletas. “Eles utilizavam essas placas ‘virgens’ e, posteriormente a essa adulteração, colocavam no mercado clandestino”, informou.

Operação na Serra mira grupo que usava empresa para adulterar placas de veículos
Grupo usava placas em branco para produzir as adulterações Crédito: Polícia Civil

A operação, denominada Placa Fantasma, aconteceu nos bairros Residencial Vista do Mestre, Planície da Serra, Morada de Laranjeiras, Ourimar e Jardim Limoeiro, na Serra. Foram apreendidos diversos celulares e aparelhos eletrônicos, equipamentos utilizados para adulterar as placas, um carro, três motos e diversas placas ‘virgens’, como são chamadas as placas sem inscrição, tanto na empresa quanto na residência do casal preso.

Segundo a Polícia Civil, as primeiras informações são de que os criminosos utilizavam a empresa sem o conhecimento do proprietário. Por isso, o nome do estabelecimento não foi divulgado. Outros detalhes serão repassados em entrevista coletiva, que será marcada ao longo da semana, após o fim da operação.

O homem, de 24 anos, e a mulher, de 25 anos, foram autuados em flagrante por adulteração veicular e serão encaminhados para o sistema prisional. O Detran|ES informou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) e que o órgão está a disposição para colaborar com o que for necessário.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

guarda municipal

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais