> >
Crianças em situação de abandono são resgatadas de casa e pai é preso na Serra

Crianças em situação de abandono são resgatadas de casa e pai é preso na Serra

Segundo o boletim de ocorrência, os meninos viviam em casa sem comida e em condições insalubres; pai foi preso em flagrante

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 11:53

Duas crianças foram resgatadas de uma situação de abandono na Serra, na tarde de quinta-feira (21). O pai delas, de 41 anos, acabou preso.

Duas crianças foram resgatadas de uma situação de abandono na Serra, na tarde de quinta-feira (21). O pai delas, de 41 anos, foi preso. Segundo o Conselho Tutelar do município, os meninos, de 5 anos — que possui autismo — e 3 anos, viviam em uma casa insalubre, sem alimentação e com fezes espalhadas pelo chão.

Os nomes dos envolvidos e o bairro onde ocorreu o crime não estão sendo divulgados para preservar as vítimas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

De acordo com o boletim de ocorrência, agentes da Guarda Municipal foram acionados pelo Conselho Tutelar após o pai,  que apresentava comportamento agressivo, tentar impedir que uma conselheira verificasse a situação das crianças.

Ainda segundo o registro, o homem chegou a agredir uma das crianças para que ficasse em silêncio. Apenas após a chegada dos agentes municipais ele permitiu a entrada da conselheira.

Quando os agentes entraram no imóvel, encontraram um cenário de insalubridade. A conselheira responsável pelo caso, Andreia Ferreira, relatou à repórter Ana Bassi, do g1 ES, que nunca tinha presenciado algo semelhante. 

“Situação lastimável. A gente está acostumado a ver situações insalubres no dia a dia, mas como essa não. Não tinha água, comida, não tinha nada, só um colchão no chão para as crianças, fezes espalhadas pela casa”, declarou a profissional.

No local também não havia geladeira nem fogão.

Segundo Andreia, o caso só foi descoberto após uma denúncia informando que as crianças não estavam frequentando a escola. “Graças a Deus que alguém denunciou. É por isso que precisa fazer a denúncia”, reforçou.

Viu uma situação, parece que tá acontecendo alguma coisa? Denuncia. Poderia ter acontecido alguma coisa pior, esses meninos poderiam ter morrido. Não sei quem fez a denúncia, mas muito obrigada. A gente como sociedade precisa estar atento a isso

Andreia Ferreira

Conselheira

Ainda conforme a conselheira, outros familiares do homem moravam no mesmo prédio, mas ninguém denunciou a situação ou procurou o Conselho Tutelar.

A mãe das crianças se apresentou ao órgão nesta sexta-feira (22) e foi ouvida. Ela afirmou que não sabia da situação e que o filho mais velho estava matriculado na escola. Segundo Andreia Ferreira, a mulher comprovou que tinha condições de cuidar das crianças e mostrou que enviava dinheiro para o pai.

“Conseguiu comprovar que não sabia da situação das crianças e que estava cumprindo com o papel de mãe. Fez vídeo da casa dela. Acionamos o Conselho Tutelar da região onde ela mora em Vila Velha e agora eles vão acompanhar a situação”, explicou a conselheira.

O homem foi conduzido à Delegacia Regional da Serra, onde foi autuado em flagrante por abandono material e por impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício da função. Após os procedimentos, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Conselho tutelar

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais