Douglas Puppin
Douglas Puppin
1938
2023

Morre aos 84 anos o dermatologista e ex-deputado estadual Douglas Puppin

O médico nasceu em Alfredo Chaves. Ele foi considerado imortal pela Academia Espírito-santense de Letras e já foi professor da Ufes e secretário de Saúde do Espírito Santo

Publicado em 26/02/2023 às 10h23

O médico dermatologista e ex-deputado estadual Douglas Puppin morreu neste domingo (26) aos 84 anos.

Nascido em Alfredo Chaves, na região Serrana do Estado, ele foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo de 1963 a 1998. Também foi deputado estadual em duas legislaturas, entre 1983 e 1991, pelo então PMDB. E ainda secretário de Estado da Saúde em 1983.

O governo do Espírito Santo decretou luto de três dias pela morte do médico, bem como a Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Imortal da Academia Espírito-santense de Letras, Douglas Puppin foi o terceiro ocupante da cadeira  36, tendo tomado posse em 24 de setembro de 2001.

Pertencia ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e publicou as seguintes obras, baseadas em pesquisas sobre a imigração italiana no Espírito Santo: Do Veneto para o Brasil (1981); Giovani Maria (romance, 1982); Assim cantava a nonna (1988); La vita de Vitório (1994) e Pietro: Benemérito da libertação de Roma (2001). Além dessas, publicou obras científicas, artigos e pesquisas, sobre sua especialidade médica. 

A cerimônia de despedida ocorre neste domingo até as 13 horas no Primícias Memorial House, em Santa Lúcia, em Vitória. E a cerimônia de cremação será na segunda-feira (27), no Cemitério Parque da Paz, em Vila Velha.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre a perda que o Estado está tendo tanto na política quanto na Medicina. E decretou luto oficial de três dias em todo o Estado em pesar pela morte de Puppin, publicando a medida em edição extra do Diário Oficial na tarde deste domingo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, decretou luto oficial de três dias, em virtude da morte do médico e ex-deputado estadual. Marcelo Santos ressaltou a relação de amizade que tinha com Puppin.

“Tive uma relação de amizade muito bacana com ele, que sempre me contava histórias da época em que era deputado e me tornei um admirador desse ser humano com exemplar atuação como médico e deputado que foi. Chegamos a discutir ações do Estado como acesso à região de Aparecidinha. Perde a política capixaba, a medicina e literatura do nosso Estado. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, disse.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.