> >
Ex-secretário e ex-procurador-geral do ES, Ary Queiroz da Silva morre aos 93 anos

Publicado em 9 de abril de 2022 às 13:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Ex-secretário de Estado da Segurança Pública, procurador-geral do Estado e auditor-geral do Espírito Santo, o advogado Ary Queiroz da Silva faleceu na madrugada deste sábado (09/04), aos 93 anos.

Os familiares informaram que Ary tinha insuficiência renal crônica e fazia hemodiálise havia 11 anos. Ele estava internado em um hospital particular de Vila Velha.

De acordo com o sobrinho de Ary, Sandro Merçon, 48 anos, o tio era submetido ao procedimento dialítico três vezes na semana. Mesmo assim, mantinha a disposição e alegria.

Aspas de citação

Tio Ary era uma exemplo de integridade, honestidade e sempre foi um ponto forte da família. Ele fazia hemodiálise há 11 anos, mas sempre estava disposto, alegre

Sandro Merçon
Sobrinho de Ary
Aspas de citação

Segundo Sandro, há cerca de três semanas, Ary começou a se sentir mal. “Ele começou a enfraquecer, começou a sentir a velhice, sentir as dores e foi para o hospital, onde ficou 15 dias internado", relembra.

Antes disso, segundo contou o familiar, o tio “era extremante ativo, comunicativo e gostava de dirigir o próprio carro. Quem o conheceu, nem acreditava que era tão lúcido. Era inteligente, você podia conversar com ele sobre qualquer assunto", afirma.

Ary era casado com a dona de casa Elinéia Ramires Garcia, 68 anos. Ele não tinha filhos. Os dois estavam juntos desde 2001 e moravam no centro de Vila Velha. Elinéia declara que o marido foi “extremamente importante para o Espírito Santo".

Aspas de citação

Foi procurador-geral duas vezes, procurador do Tribunal de Contas, criador da Auditoria-Geral do Estado. Era o homem que resolvia os problemas jurídicos do Estado, com corpo de procuradores. Foi uma pessoa extremamente importante

Elinéia Ramires Garcia
Esposa
Aspas de citação

Abalada com a morte do marido, ela conta que Ary, que estava aposentado, e gostava de aproveitar os dias de descanso no sítio em Santa Cruz, Aracruz, no litoral Norte do Espírito Santo.

"Estou atordoada com a morte do meu marido. Ele estava com 93 anos, brigando para viver. Dessa vez, não suportou. Perdi o meu parceiro da vida. Era um homem trabalhador, muito forte, honesto e bastante ativo", declara.

O velório acontece às 15h deste sábado (09) no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha. O sepultamento será no mesmo local e mesma data, às 16h30.

REFERÊNCIA DA ADVOCACIA PÚBLICA

A Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (APES) emitiu uma nota de pesar pelo acontecimento.

O documento relembra que Ary foi condecorado com a Medalha Eugênio Lindenberg Sette, honraria concedida a advogados, procuradores do Estado, magistrados ou membros do Ministério Público com relevantes serviços à comunidade jurídica.

Aspas de citação

Grande referência da Advocacia Pública, Doutor Ary deixa um legado de competência, ética e de forte dedicação ao Direito, ao Estado e à sociedade

Associação dos Procuradores do Estado
Cargo do Autor
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais