> >
Defesa Civil alerta para risco de inundação do Rio Doce, no Norte do ES

Defesa Civil alerta para risco de inundação do Rio Doce, no Norte do ES

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20h após Governador Valadares, Colatina em 30h e Linhares, em 42h

Publicado em 25 de janeiro de 2020 às 22:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rio Doce, em Colatina. (Edson Chagas)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta na noite deste sábado para os municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares. As cidades são banhadas pelo Rio Doce, que deve subir nas próximas horas por conta das fortes chuvas registradas em Minas Gerais.

Segundo o relatório do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Doce (SACE-DOCE), verificou-se o registro de inundações em estações localizadas na porção superior da bacia hidrográfica, nos municípios mineiros de Ponte Nova, Nova Era e Mário Carvalho.

Na tarde deste sábado (25) a estação de Governador Valadares, situada na porção intermediária da bacia, atingiu a cota de alerta e, segundo informações obtidas junto ao hidrólogo responsável pelo sistema de monitoramento (CPRM), é esperado que se atinja a cota inundação neste domingo (26).

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h.

“Recomenda-se alertar a população e proceder a retirada de moradores residentes nas áreas com risco de inundações, e ainda, o planejamento quanto ao abastecimento de água potável em função do aumento da turbidez que poderá comprometer o sistema de captação nos municípios que compõem a bacia”, informou o relatório.  

Mesmo com o alerta, o comandante do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Carlos Wagner afirma que a situação no Norte do Espírito Santo não é preocupante. “A cota de atenção ainda está muito longe. Por enquanto, a região Norte não preocupa”, afirma. 

Em Colatina, por exemplo, a cota de atenção é em 5 metros - atualmente o nível do rio se aproxima dos 4 metros. Já em Linhares, a cota de atenção é em 3 metros, estando o Rio Doce com pouco mais de 2 metros no município.

Ainda na noite deste sábado, o governo do Estado publicou em uma rede social o alerta para os municípios cortados pelo Rio Doce.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais