> >
Valor de reforma do Terminal de Itaparica é igual ao gasto na construção

Valor de reforma do Terminal de Itaparica é igual ao gasto na construção

Interditado desde julho de 2018, unidade deve passar por obras a partir do dia 30 de dezembro

Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 17:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Terminal de Itaparica antes de ser inaugurado, em 2009. (Marcos Fernandez)

As obras do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, devem começar no próximo dia 30 de dezembro. O custo estimado é de R$ 12 milhões. Interditado desde julho de 2018, quando um laudo divulgado pelo governo apontou que a cobertura corria risco de desabamento e que havia falhas no projeto e na execução, o terminal também havia custado R$ 12 milhões em sua construção — mesmo valor agora estimado para as obras de reparos.  Essa quantia também é superior ao previsto após a interdição, quando o governo avaliou custo de R$ 9 milhões para os reparos.

Segundo o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), a empresa contratada IMG terá  12 meses para finalizar os serviços. O anúncio foi feito durante coletiva no Palácio Anchieta nesta sexta-feira (20), em Vitória, organizada pelo governador Renato Casagrande. "Vamos fazer um novo terminal, só manteremos a plataforma de circulação de pessoas. Faremos cobertura, iluminação, instalação elétrica, sanitários novos, reforma da pavimentação e pintura. É um outro terminal", afirmou Luiz César Amaretto, diretor do DER.

Valor de reforma do Terminal de Itaparica é igual ao gasto na construção

A cobertura contará com um recurso moderno chamado de lona tensionada, que é um modelo rápido de construção, já usado em estádios de futebol e circuitos esportivos no Brasil e na Europa. "Permite que o local tenha luminosidade suficiente durante o dia, temperatura agradável e conforto para o usuário", explicou Amaretto.

Ao ser questionado porque o terminal terá que ser refeito quase que completamente, o direito do DER respondeu. "Tem que perguntar para o governo anterior. Temos que fazer tudo de novo, pois tiraram o telhado", disse Luiz César Amaretto. 

A empresa contratada terá 12 meses para completar a obra. No entanto, o governo acredita que em oito meses ele já esteja funcionando parcialmente.  O local terá também dois acessos, tanto pela Rodovia Darly Santos quando pela Rodovia do Sol. 

Desde a interdição do terminal, em 2018, cerca de 45 mil passageiros de 33 linhas que operavam lá foram remanejados para os terminais de Vila Velha e do Ibes.  

Este vídeo pode te interessar

"Pegamos uma situação sem solução e estamos terminando o ano sem uma ordem de serviço. Tivemos que elaborar uma proposta que permitisse uma construção mais rápida, permitindo que o terminal  funcione já em 2020, mesmo que ainda não totalmente terminando. O objetivo é diminuir o prejuízo e o transtorno que muitas pessoas sofreram com a parada do terminal", disse Casagrande.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais