> >
Serra: moradores do bairro São João estão há dias sem água

Serra: moradores do bairro São João estão há dias sem água

Problema no abastecimento começou na última sexta-feira (13); Cesan não deu prazo para normalizar a situação

Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Torneiras da casa de Carlos Jefferson totalmente abertas: nenhuma gota. (Carlos Jefferson dos Santos)

Imagine você, no calor dos últimos dias, querer e não poder tomar banho e matar a sede porque está sem água há quatro dias. Esta é a situação enfrentada por diversos moradores do bairro São João, na Serra. Desde a última sexta-feira (13), eles reclamam de desabastecimento e pedem a resolução do problema para a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento).

Morador da região há mais de quatro décadas, o motorista Vanderley Soeiro Bento vive em uma casa com mais quatro pessoas, incluindo o neto de apenas 2 anos de idade. Para amenizar o problema de falta de água, ele e a família contam com a ajuda de colegas e das empresas onde trabalham.

Aspas de citação

O pessoal do serviço fez uma vaquinha para a gente poder comprar um galão de água para dar ao meu netinho e fazer a mamadeira dele. Para conseguir água para o restante da família, eu tive que viajar quase 20 km para achar um chafariz público

Vanderley Soeiro Bento
Motorista e morador do bairro São João
Aspas de citação

De acordo com ele, a situação de outros moradores é ainda mais precária. “São João é um bairro com pessoas com pouca condição financeira, que não têm como comprar água para beber ou fazer comida. Para ter uma ideia, tem gente indo até a praia para tomar banho. O cenário está caótico, quase de calamidade”, contou.

Também morador do bairro, o supervisor Carlos Jefferson dos Santos tem conseguido contornar a situação com um reservatório da casa onde mora, mas a água dele também já está acabando. “Nós somos em seis pessoas lá em casa e está muito crítico. Se continuar assim, a caixa seca amanhã, quarta-feira (18)”, revelou.

PROMESSAS DE SOLUÇÃO

De acordo com os dois vizinhos, diversos moradores entraram em contato com a Cesan e ouviram, sempre, a mesma resposta: de que o problema seria solucionado até as 23h59 do mesmo dia. Os prazos, porém, não foram cumpridos e em nenhuma das ligações a companhia teria explicado a causa do desabastecimento.

O QUE DIZ A CESAN

Por meio de nota, a Cesan informou que técnicos estão trabalhando em tempo integral desde o último sábado (14), para identificar e resolver uma “intercorrência” na rede de água, que tem afetado o abastecimento da região; e que nesta segunda-feira (17) foram realizadas manobras operacionais que devem retomar o fornecimento de água. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais