> >
Praias de Guarapari são atingidas por fragmentos de óleo, diz Ibama

Praias de Guarapari são atingidas por fragmentos de óleo, diz Ibama

Material foi observado em quatro praias do município. Dessas, três já encontram-se limpas, garante o órgão

Publicado em 3 de dezembro de 2019 às 14:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Praia do Morro, em Guarapari, uma das atingidas por fragmentos de óleo. ( Secundo Rezende | Drone)

A menos de um mês do verão foram encontrados fragmentos de óleo em quatro praias de Guarapari, incluindo a Praia do Morro, que costuma ficar lotada de banhistas durante a estação. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que aponta que encontrou vestígios do material nas seguintes praias: Praia do Morro, das Castanheiras, da Areia Preta e de Santa Mônica.

Dessas, três já encontram-se limpas, segundo o Ibama. A única que ainda está com vestígios esparsos de óleo é a Praia do Morro. A primeira do município onde foram observados os fragmentos foi a de Santa Mônica, no dia 24 de novembro. Já na Praia do Morro, a mais frequentada da cidade, o material foi encontrado no dia 28 de novembro.

Segundo o Ibama, Guarapari, desde a última semana, passou a estar no mapa que indica os locais atingidos "comprovadamente pela mesma substância que desde setembro contamina o litoral nordestino".

De acordo com o levantamento feito pelo Ibama foram contabilizadas nas praias do Espírito Santo, até o momento, 6,13 toneladas de resíduos de óleo retirados. A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas, EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e outros materiais utilizados para a coleta.

A reportagem procurou a Prefeitura de Guarapari para detalhar a situação da balneabilidade das praias do município. A secretaria de Meio Ambiente de Guarapari informou que vai ao local para vistoria no ponto indicado pelo Ibama.

GRUPO DE ACOMPANHAMENTO

Atualmente, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), monitora a situação das praias do Nordeste e do Sudeste que foram atingidas pelo óleo.

O grupo montou a Operação “Amazônia Azul, mar limpo é vida”. Qualquer informação sobre a constatação de óleo nas praias do Espírito Santo devem ser imediatamente repassadas à Marinha do Brasil, pelo telefone 185. Onze estados já foram atingidos pelo óleo. Além do Espírito Santo, foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais