> >
Óleo encontrado em Vila Velha e Serra é o mesmo do Nordeste, diz Marinha

Óleo encontrado em Vila Velha e Serra é o mesmo do Nordeste, diz Marinha

Análises das amostras coletadas nas praias das duas cidades da Grande Vitória confirmam que o material é o mesmo que contaminou centenas de praias do Nordeste

Publicado em 19 de novembro de 2019 às 10:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fragmentos de óleo foram coletados no último dia 15 na praia de Jacaraípe, na Serra. (Rogerio Panisset)
Óleo encontrado em Vila Velha e Serra é o mesmo do Nordeste, diz Marinha

Após coletar amostras de óleo em praias da Grande Vitória, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que o material encontrado em praias de Vila Velha e Serra é o mesmo que apareceu em larga escala nas praias do Nordeste brasileiro. A confirmação foi divulgada na manhã desta terça-feira (19).

Segundo a Marinha, as análises coletadas em Jacaraípe, na Serra, no dia 15 de novembro, e na Praia de Interlagos, em Vila Velha, no dia 16, são de óleo que combinam com o encontrado em larga escala pelo litoral nordestino.

Até a última segunda-feira (18), os pequenos fragmentos de óleo já haviam sido encontrados em praias de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Vitória e Vila Velha. Em Fundão, mais especificamente na foz do Rio Preto e na Enseada das Garças, moradores relataram ter encontrado óleo no local, mas não houve confirmação oficial até o momento.

O número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo chegou a 643, segundo balanço divulgado no domingo, 17, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, ao menos 116 municípios de todos os nove Estados do Nordeste e do Espírito Santo foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde 30 de agosto.

Este vídeo pode te interessar

Jacaraípe, na Serra. (Ricardo Medeiros)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais