> >
Ourimar: sem água há uma semana e sem previsão de abastecimento

Ourimar: sem água há uma semana e sem previsão de abastecimento

Prefeitura da Serra, Cesan e Caixa Ecônomica  dizem não ser responsáveis pela manutenção de sistema do condomínio

Publicado em 20 de novembro de 2019 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Roupas sujas se acumulam pois não há água em  dois blocos de Ourimar, na Serra. (Internauta)

Pelo menos 30 famílias que residem no condomínio Ourimar, na Serra, estão sem água. Segundo moradores, as bombas que levam a água da cisterna para as caixas não estão funcionando em dois prédios.

No bloco 6, os moradores estão desabastecidos desde a quarta-feira (13). São 15 famílias residindo sem ter água para beber e para cuidados básicos. “Estou comprando água e até para fazer comida está difícil, pois não tenho saúde para subir com balde todo dia. As roupas ficam se amontoando no tanque e o ambiente do prédio já está com um odor insuportável”, contou um morador que não quer ser identificado.

Já nesta terça-feira (19), foi a vez dos que residem no bloco 13 ficarem sem água. “A bomba queimou pela terceira vez este ano. Não tenho dinheiro para mandar consertar como foi feito da última vez. E não sabemos o que fazer. A água não tem força pra subir até a caixa”, contou uma moradora. As pessoas têm medo de se identificar e sofrerem represálias.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, já que o condomínio recebe ações sociais da administração municipal e também é parceria da Caixa Econômica. Por meio de assessoria de imprensa, a prefeitura respondeu, inicialmente, que não havia nenhum registro de reclamação com relação ao abastecimento de água e que orientava os moradores a acionarem diretamente a Cesan.

A companhia foi procurada e, por sua vez, disse em nota que técnicos estiveram no local, mas o equipamento que está com defeito (a bomba d’água) é de propriedade do condomínio. A Cesan reforçou, ainda, que o abastecimento de água para todo o município da Serra está normal.

Ao ser questionada novamente após a resposta da Cesan, a Prefeitura de Serra alegou que a responsabilidade era da Caixa Econômica, já que Ourimar é um conjunto de habitação popular do governo federal. “O condomínio é uma área particular de propriedade da Caixa”, disse a nota.

A instituição também foi procurada e esclarece que a garantia de manutenção do equipamento que apresentou o defeito, cuja responsabilidade é da construtora responsável pela execução da obra, é de um ano contado a partir da entrega do empreendimento que ocorreu em junho de 2016.  De acordo com a nota, desde então, a manutenção é de responsabilidade do condomínio do empreendimento. 

Ao buscar contato novamente com moradores, a fim de identificar o síndico do condomínio, a informação foi de que não teria ninguém no cargo atualmente.  “E a gente fica aqui, sem saber o que fazer, não tem a quem pedir ajuda e com as torneiras secas”, desabafou uma moradora. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais