> >
Morador de Vila Velha com suspeita de coronavírus recusa isolamento

Morador de Vila Velha com suspeita de coronavírus recusa isolamento

Após a resistência do paciente, a Prefeitura de Vila Velha acionou o Ministério Público do Espírito Santo (MPES)

Publicado em 11 de março de 2020 às 14:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Coronavírus. (Pixabay)

Um morador de Vila Velha, com suspeita de coronavírus (Covid-19), se recusou a ficar em isolamento domiciliar. A recusa fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da cidade acionasse o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) na última terça-feira (10) para a adoção urgente de medidas legais do Poder Judiciário "em razão do risco de contágio de seus contatos próximos e à coletividade em geral".

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), o morador do município viajou recentemente para vários países com a circulação do vírus. Ainda assim, o paciente resistiu às orientações quanto à necessidade de isolamento domiciliar, alegando que irá manter suas atividades normais e, inclusive, frequentar o ambiente de trabalho.

Morador de Vila Velha com suspeita de coronavírus recusa isolamento

Em ofício, o secretário de Saúde de Vila Velha, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, diz que a medida é prevista em protocolo do Ministério da Saúde e no Código Penal Brasileiro, até que se concluam os resultados dos exames específicos já realizados no paciente.

O documento esclarece, ainda, que o resultado parcial emitido pelo Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) exclui o contágio por gripe Influenza e vírus respiratórios, “o que mantém a suspeita por infecção por SARS-CoV 2, evidenciando a medida preventiva de isolamento domiciliar”.

A PMVV diz que todas as orientações foram devidamente repassadas ao paciente em questão, principalmente quanto ao risco de contágio de pessoas de seu relacionamento e da população como um todo, pela médica infectologista da Vigilância Epidemiológica que acompanha o caso.

Este vídeo pode te interessar

A reportagem de A Gazeta acionou o MPES, que informou que, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde de Vila Velha, ajuizou ação de obrigação de fazer com pedido de isolamento domiciliar e realização de exames que se fizerem necessários.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais