> >
'Lua de Neve': primeira superlua do ano poderá ser vista no ES

"Lua de Neve": primeira superlua do ano poderá ser vista no ES

Melhor momento para observar será no início da noite deste domingo (9); fenômeno se repetirá em março e abril

Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 21:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Última superlua tinha acontecido em março de 2019. (Fernando Madeira)

A primeira superlua do ano está chegando. Com previsão de tempo aberto, os capixabas poderão observá-la na noite deste domingo (9), data em que a lua parecerá 30% mais brilhante e 14% maior, graças à menor distância em relação à Terra. Para quem estiver em Vitória, o melhor horário para se encantar será às 18h50, quando o astro começará a surgir no céu.

Coordenador do observatório astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Márcio Malacarne explicou como o fenômeno acontece. “A órbita da Lua é em forma de elipse: o apogeu (ponto mais distante) fica a 405 mil quilômetros daqui, enquanto o perigeu (mais próximo) fica a 352 mil quilômetros. Quando ela está nesse ponto, e cheia, temos a superlua.”

De acordo com ele, essa coincidência ocorre três vezes seguidas, a cada 13 mudanças da fase lunar. O que significa que teremos outras duas superluas em breve: nas noites de 9 de março e 7 de abril. Quem quiser se programar para observá-las, fica a dica do especialista, de procurar lugares altos, como o Parque da Fonte Grande.

"LUA DE NEVE"

Em pleno país tropical, o nome que a próxima superlua está recebendo pede uma explicação. “A origem está em povos indígenas da América do Norte, que chamavam a segunda lua cheia do inverno de ‘lua de neve’, porque eram quando geralmente aconteciam as grandes nevascas. Neste ano coincidiu de também ser uma superlua”, esclareceu Malacarne.

Este vídeo pode te interessar

Lua de Neve - primeira superlua do ano poderá ser vista no ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais