> >
Festa para São Benedito toma conta das ruas de bairro em Vitória

Festa para São Benedito toma conta das ruas de bairro em Vitória

A puxada e a fincada do mastro, tradicional festa religiosa em homenagem ao santo, anima moradores de Santa Martha ao som do congo da banda Amores da Lua

Publicado em 25 de dezembro de 2019 às 20:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Integrantes da banda de congo Amores da Lua percorrem ruas do bairro Santa Martha e pegam o mastro, no alto de uma casa, que será usado durante a procissão. (Carlos Alberto Silva)

As ruas e vielas do bairro Santa Martha, em Vitória, ganharam as cores azul e branco, e o som cadenciado da banda de congo Amores da Lua na tarde desta quarta-feira (25), num dia de homenagem a São Benedito. A puxada e fincada do mastro, tradicional festa religiosa de devoção ao santo, anima os moradores da região há 74 anos.

O mestre do congo, Ricardo Sales, conta que o grupo se dedica a fazer a festa no dia do Natal para agradecer pelas bênçãos alcançadas ao longo do ano. Em 2019, especialmente, ele diz que a gratidão é maior pela recuperação de seu pai, Rui Sales, um dos fundadores da banda que esteve internado até o mês passado por problemas de saúde. 

Banda de Congo Amores da Lua percorre ruas do bairro Santa Martha (Carlos Alberto Silva)

Antes de sair em procissão, a banda rezou o Pai-Nosso, a Ave-Maria e outras orações católicas e, ao encerrá-las, a casaca e os tambores deram o ritmo para o início da caminhada. À medida que o grupo ia percorrendo as ruas, outras pessoas se juntavam à festa. Em um trecho do percurso, os devotos de São Benedito pararam diante de uma casa de dois pavimentos e de lá, pela janela, foi entregue o mastro que seguiria sendo conduzido pelos fiéis até o momento da fincada. 

Mesmo quem não seguia a banda, acompanhava a festa com muita alegria das calçadas, do portão ou  da janela de casa. Para Marineia de Azevedo, 47 anos, um momento de muita emoção. "Lembro de quando eu era criança e seguia dentro do barco (uma embarcação de madeira segue à frente da banda na procissão). Essa festa tem um grande significado para mim, de muita fé. Pena que não tem o mesmo sentido para todo mundo", observou, entre lágrimas. 

Este vídeo pode te interessar

A puxada e a fincada do mastro são uma representação, segundo Ricardo Sales, do naufrágio de navios negreiros no tempo da escravidão, quando muitos negros morreram na travessia para o Brasil. Aqueles que conseguiram segurar no mastro da embarcação, salvaram-se. Como São Benedito é o padroeiro dos negros, passou a ser homenageado. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais