> >
Faculdades particulares do ES abrem vagas para bolsas com nota do Enem

Faculdades particulares do ES abrem vagas para bolsas com nota do Enem

Nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substitui o tradicional vestibular também em algumas faculdades particulares do Espírito Santo e o estudante pode concorrer a bolsas de até 100% de desconto na mensalidade de cursos de graduação

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 20:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Candidata checa local de prova no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não conseguir ou não quiser ingressar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ou no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituições públicas de ensino superior do Estado que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com nota do Enem, como etapa única de seleção em substituição ao vestibular, pode concorrer a bolsas em diversas faculdades particulares que também já aceitam a nota do exame como processo seletivo para o acesso a cursos de graduação. Dependendo da pontuação, é possível concorrer a bolsas com descontos que variam de 50% a 100% na mensalidade.

O Centro Universitário Católico de Vitória (Salesiano) é uma dessas faculdades. A instituição de ensino concede bolsas de até 100% a depender da média obtida no Enem. Os descontos são válidos para todos os cursos. É a mesma modalidade adotada pela Estácio, que oferece bolsas de 40 % a 100% de desconto. Já a Rede Doctum vai ofertar cerca de 1000 bolsas com descontos de até 50% e o aluno precisa apenas comprovar nota maior de 400 pontos na Redação do Enem.

PROUNI E NOSSA BOLSA

Além dos descontos e bolsas oferecidos por meio do ingresso nessas faculdades utilizando a nota do Enem, os estudantes devem ficar atentos as inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal, e ao Nossa Bolsa, do governo do Estado. Nessas modalidades, por exemplo, a  Faculdade Multivix vai disponibilizar mais de 1000 bolsas e o Rede Doctum, cerca de 1000 bolsas pela instituição em todo o Estado, mais cerca de 500 pelos programas Prouni e Nossa Bolsa.

CONFIRA FACULDADES QUE OFERECEM BOLSAS

Centro Universitário Católico de Vitória (Salesiano): concede bolsas de até 100 % durante a graduação para todos os cursos. O candidato só precisa comprovar a média de nota no Enem e, a partir disso, sabe a qual percentual terá direito. Com média de 800 pontos no exame, o estudante pode ganhar bolsa de até 100%.

  • 450 a 490, o desconto é de 10%
  • 500 a 549, o desconto é de 15%
  • 550 a 599, o desconto é de 20%
  • 600 a 649, o desconto é de 30%
  • 650 a 699, o desconto é de 40%
  • 700 a 749, o desconto é de 50%
  • 750 a 799 , o desconto é de 70%
  • Acima de 800, o desconto é de 100%

Estácio: Aceita o Enem como forma de ingresso e as vagas são ilimitadas. Na campanha de Vestibular, a faculdade oferece o percentual de desconto de acordo com a pontuação de cada candidato no Enem, variando entre 40% a 100% e as bolsas são ilimitadas.

Rede de Ensino Doctum: O candidato que obtiver nota superior a 400 pontos fica isento de realizar o vestibular e ainda tem a possibilidade de receber uma bolsa de estudos de até 50% durante todo o curso. Há uma exceção apenas para os cursos de Odontologia e Veterinária, onde o aluno possui condições especiais de acordo com a nota obtida, devendo consultar os critérios na unidade de interesse.

  • São mais de 1000 bolsas em toda a rede que conta com 5 unidades em todo o Espírito Santo
  • Além das bolsas ofertadas para ingresso via Enem, a instituição também conta com mais de 500 vagas em outros programas de bolsas, como Prouni e Nossa Bolsa

Faculdade Multivix: Utiliza a nota do Enem no processo seletivo de vagas remanescentes. Para essas vagas, valem as notas da edição do Enem de 2010 até a deste ano. A nota do exame é usada também como um dos critérios para concessão de bolsas do Prouni, programa do governo federal que concede bolsas para alunos de escola pública. Serão, aproximadamente, 1000 bolsas pelo Prouni com notas do Enem no Grupo Multivix.

Universidade de Vila Velha (UVV): Não possui limite de vagas específicas para cada curso para ingressantes pelo Enem. A instituição possui descontos especiais que podem chegar a 50% a depender do turno e do curso escolhido pelo estudante. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Centro Universitário São Camilo: Em cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, a instituição de ensino utiliza o resultado do Enem e oferece bolsas por meio de convênios com os programas Universidades Para Todos (Prouni), do governo federal, e Nossa Bolsa, mantido pela Fundação de Aparo e Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), e também oferece bolsas assistenciais de 50% e 100% por meio de editais internos no decorrer do ano letivo.

Fucape: As bolsas oferecidas aos estudantes com nota do Enem são mais voltadas para programas de governo (Prouni e Nossa Bolsa). O número dessas vagas são, em média, de 15 a 20. No vestibular da Fucape também há bolsas, Mas a nota do Enem é utilizada apenas para ingresso na faculdade, sem bolsas.

Este vídeo pode te interessar

Faesa Centro Universitário: Possui 1025 vagas para os cursos presenciais. Para usar a nota do Enem para ingresso, o candidato deverá fazer sua inscrição no site faesa.br/vest e optar pela forma de ingresso por meio da prova do Enem, informando a nota obtida na Redação. A instituição disponibiliza bolsas de 25% de desconto no valor da mensalidade para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais