> >
'É hora de multar quem descumpre recomendações', diz secretário da Saúde do ES

"É hora de multar quem descumpre recomendações", diz secretário da Saúde do ES

Secretário do Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que o governo poderá punir quem mantiver comércios não essenciais abertos mesmo com os decretos estaduais recomendando o fechamento: "Estamos protegendo a vida dos trabalhadores"

Publicado em 2 de abril de 2020 às 10:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio na Avenida Expedito Garcia em Campo Grande: decreto para fechamento de lojas vai até semana que vem
Lojistas que insistirem em abrir as lojas poderam ser multados. (Vitor Jubini)

Mesmo com todos os pedidos e medidas recomendando o isolamento social e o fechamento de comércios não essenciais neste momento de pandemia do coronavírus, muitos comerciantes seguem desrespeitando as recomendações de manterem as portas fechadas Na Grande Vitória e também no Interior do Espírito Santo.

É hora de multar quem descumpre recomendações, diz secretário da Saúde do ES

Por conta do descumprimento, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou nesta quinta-feira (2), em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, que a situação chegou ao ponto de já aplicar multas a quem segue abrindo os estabelecimentos.

"Na reunião de ontem (quarta-feira) que tive com o governador e também com o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula, revisamos todo o conjunto de legislações e decidimos que de fato é chegado o momento, inclusive, de aplicar multas e penalidades a todo e qualquer descumprimentos dessas medidas estipuladas para o Estado do Espírito Santo. Não é possível que qualquer setor da sociedade ou da economia não compreenda a gravidade do que estamos vivendo", detalhou Nésio.

O secretário demonstrou preocupação principalmente com as áreas mais vulneráveis, como as comunidades carentes, onde muitos bares e pequenos comércios seguem de portas abertas, o que eleva o potencial de transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

"Na hora que ela chegar nas comunidades carentes e desfavorecidas financeiramente, o impacto na letalidade que isso pode ter nessa população mais frágil é grande. Até agora ela tem se comportado dentro dos setores mais ricos da sociedade e a partir de agora é possível que ela possa ir para a periferia. Isso terá consequências graves. Estamos protegendo a vida dos trabalhadores, principalmente a da comunidade ao pedir que fiquem fechados", reforçou.

O pedido vai de acordo com o que boa parte dos países estão adotando para conter o avanço do coronavírus, acrescentou Nésio.

Este vídeo pode te interessar

"Essa providência é para proteger a vida dos capixabas e entender que o mais correto para o momento do Espírito Santo é fazer o que o mundo desenvolvido tem feito e estão fazendo no combate à epidemia do coronavírus, que é aumentar a testagem, que estamos aumentando, e determinar medidas de isolamento e distanciamento social. Essas medidas elas podem e devem ser atualizada a cada 7, 14 dias porque precisamos acompanhar com segurança a evolução da epidemia", concluiu o secretário.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais