> >
Dnit garante segurança de ponte na Estrada de Capuaba

Dnit garante segurança de ponte na Estrada de Capuaba

Estrutura, que fica sobre o Rio Aribiri, foi alvo de protesto de moradores pelas condições precárias. Romeu Scheibe Neto, o superintendente regional do órgão, afirma que inspeções são realizadas e que a ponte é segura

Publicado em 11 de março de 2020 às 14:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ponte sobre o rio Aribiri. (Vitor Jubini | Arquivo)

Alvo de protesto de moradores da região pelo visual danificado, a ponte sobre o Rio Aribiri, que fica na Estrada de Capuaba – como é conhecido o trecho da BR 447 que dá acesso ao Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) – está segura para a passagem de veículo e pedestres. É o que garante o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto.

Segundo Romeu, mesmo estando em um trecho federal, a ponte passou para a responsabilidade do Dnit somente em maio de 2019. A partir daí, uma empresa foi contratada para iniciar ações de curto prazo, que é a manutenção funcional no local. Essas intervenções tiveram início em outubro.

“São recomposições do guarda-corpo, tapa buraco, limpeza dos dispositivos de drenagem e substituição das juntas de dilatação que estavam prejudicadas. Essas atividades vêm sendo feitas desde outubro de 2019”, disse.

Já as ações a médio prazo vão contemplar uma reforma maior na ponte. Segundo o superintendente, será feita uma nova fundação para a ampliação da estrutura, que passará a ter um passeio, ciclovia, novo guarda-corpo, além de um alargamento da via por onde passam os veículos.

O prazo para isso acontecer, no entanto, ainda deve demorar. De acordo com o órgão, o contrato deve ser assinado com a empresa responsável apenas no fim do ano, por isso ainda não há uma previsão de quando a ponte reformada será entregue. Até lá, o Dnit se responsabilizou com a Justiça a realizar inspeções de segurança a cada 15 dias. Uma inspeção ainda maior, que vai tratar de toda a estrutura, será feita em um prazo mais longo, de quatro em quatro meses.

“Preciso fazer projeto, sondagens e estudos técnicos para contratar isso no mercado. O cronograma apresentado em juízo, e aceito, é de que até dezembro de 2020 terei o contrato assinado. Pactuei com o judiciário de que o Dnit apresentará as inspeções a cada 15 dias. O que estamos observando que as patologias estão lá há tempos e não estão evoluindo. A cada quatro meses, volto a fazer uma inspeção estrutural, uma maior. Um especialista fará um laudo técnico. Pactuamos tudo isso no judiciário, com o Ministério Público presente”, explicou.

PROTESTOS

Moradores da região realizaram um protesto na estrada de Capuaba nesta semana. (Internauta)

Este vídeo pode te interessar

Nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), moradores da região fizeram um protesto, bloqueando a ponte e pedindo melhores condições no trecho. Com isso, alguns caminhões que tentavam acesso ao Terminal Portuário de Vila Velha precisaram retornar e tentar rotas alternativas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais