> >
Crea encontra irregularidades em condomínio onde vigilante morreu em Vila Velha

Crea encontra irregularidades em condomínio onde vigilante morreu em Vila Velha

O órgão esteve no local na manhã desta terça (26) e encontrou uma série de fatores que podem ter colaborado para a morte do funcionário ao tentar acionar uma bomba d'água

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 14:38

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
condomínio onde vigilante morreu é autuado pelo crea-es por exercício ilegal da profissão
Durante a fiscalização foram encontrados disjuntores oxidados e elementos elétricos expostos no condomínio em Vila Velha. (Crea ES)

O condomínio localizado no bairro Itapuã, em Vila Velhaonde um vigilante de 34 anos morreu ao tentar ligar uma bomba-d’água no último domingo (24), foi autuado por exercício ilegal da profissão pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), visto que a vítima desempenhava uma função incompatível com o cargo para o qual era contratado. Além disso, o órgão informou ter recebido informações de o homem realizava a manutenção sem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Durante as vistorias técnica e fiscal realizadas na manhã desta terça-feira (26), as equipes do Conselho constataram que a manutenção do equipamento estava sendo realizada pelo vigilante sem acompanhamento de profissional habilitado e sem registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Crea.

Ainda segundo o órgão de fiscalização, não foi identificado nenhum responsável técnico habilitado para realizar a manutenção preventiva e nem corretiva das 40 bombas encontradas no local. A análise mostrou que o equipamento fica em um compartimento pequeno, de difícil acesso e que proporciona pouca mobilidade.

Crea encontra irregularidades em condomínio onde vigilante morreu em Vila Velha
condomínio onde vigilante morreu é autuado pelo crea-es por exercício ilegal da profissão(Crea ES)

“O ambiente estava bastante úmido e com fiações expostas. A tensão do local é de 220 volts e fornece uma corrente elétrica elevada, que pode ter contribuído para essa fatalidade. Não podemos afirmar que o vigilante levou um choque elétrico, mas há indícios e circunstâncias que tal fato pode ter ocorrido”, relatou, em nota, o gerente de relacionamento institucional do Crea-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho, Giuliano Battisti.

Com o resultado da fiscalização, o síndico do condomínio recebeu orientações do Conselho para providenciar adequações no quadro de distribuição de energia, onde foram encontrados disjuntores oxidados e com elementos elétricos expostos.

Leonaio Cordeiro, 34 anos,  vigilante que morreu eletrecutado
Leonaio Cordeiro, de 34 anos, morreu ao tentar manusear uma bomba d'água. (Acervo da família)

“Esses disjuntores são os dispositivos que enviam energia para os blocos. É necessária uma rotina programada de manutenções preventivas e corretivas. Adotando esses procedimentos diminui-se muito o risco de acidentes”, alertou Battisti.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais