> >
Coronavírus no ES: 150 presos são liberados para cumprir pena em casa

Coronavírus no ES: 150 presos são liberados para cumprir pena em casa

Tribunal de Justiça do Espírito Santo afirma que juízes solicitaram a relação de internos que fazem parte do grupo de risco — como idosos, hipertensos, diabéticos, portadores de problemas respiratórios ou qualquer outra vulnerabilidade

Publicado em 25 de março de 2020 às 17:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prisão, algemas
Presos do sistema semiaberto vão poder cumprir prisão domiciliar. (Shutterstock)

Por conta da pandemia do coronavírus, presos do sistema semiaberto do Espírito Santo ganharam o direito de cumprir a prisão domiciliar. A medida foi tomada para minimizar as chances dos internos de contraírem a doença. De acordo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), casos estão em análise e até o momento foram concedidas aproximadamente 150 prisões domiciliares com colocação de tornozeleira eletrônica.

O TJES afirma que os juízes da execução penal do tribunal, numa postura pró-ativa, entraram em contato com as unidades prisionais e solicitaram a relação de internos que têm algum tipo de doença que os coloca no grupo de risco — como idosos, hipertensos, diabéticos, portadores de problemas respiratórios ou qualquer outra vulnerabilidade.

Em nota, o TJES afirmou que as unidades prisionais estão enviando essa relação diretamente para os juízes, que após solicitar laudo médico, dão vista ao Ministério Público e tomam as decisões. Portanto, no decorrer desta semana, foram proferidas várias decisões concedendo prisão domiciliar a presos do regime semiaberto com tornozeleira eletrônica, para minimizar as chances desses internos contraírem o novo coronavírus. 

Aspas de citação

Destaca-se que esta é uma iniciativa humanitária e preventiva, dos próprios juízes da execução penal do Espírito Santo, que estão conscientes da gravidade do problema, mobilizados em regime de plantão permanente e em estado de alerta, levando em consideração que, até este momento, não há nenhum caso suspeito ou confirmado da doença no sistema prisional.

Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Nota enviada à reportagem de A Gazeta
Aspas de citação

Por fim, o órgão ressaltou que esta análise está sendo realizada de maneira individualizada, criteriosa e responsável pelos magistrados, que observam a gravidade e a periculosidade desse interno, levando em consideração não apenas o interesse de preservação da saúde dos internos do sistema prisional, mas também da ordem pública e da segurança de toda a sociedade.

Acionada, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que atualmente tem 684 presos monitorados. Por meio das tornozeleiras, é possível acompanhar a geolocalização do apenado, e um alerta é feito quando o equipamento é descarregado, desconectado ou circula fora da área de abrangência autorizada.

Este vídeo pode te interessar

"A Secretaria tem recebido, e cumprido, alvarás e determinações pela prisão domiciliar temporária. A Sejus entende que a decisão do Poder Judiciário é uma importante iniciativa de prevenção da doença, contribuindo para a manutenção da segurança e da saúde no ambiente prisional – junto às demais medidas já estabelecidas pelo Governo Estadual", finalizou em nota.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais