> >
Coronavírus: cidades do ES iniciam trabalho de desinfectação de ruas

Coronavírus: cidades do ES iniciam trabalho de desinfectação de ruas

Os locais que estão recebendo a limpeza especial são aqueles com maior circulação de pessoas

Publicado em 25 de março de 2020 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Municípios do ES iniciam trabalho de desinfectação de ruas contra o coronavírus
Municípios do ES iniciam trabalho de desinfectação de ruas contra o coronavírus. (Márcia Leal)

Com o objetivo de tentar impedir a disseminação do coronavírus, alguns municípios do Espírito Santo estão adotando a desinfectação das ruas com cloro. Inicialmente, os locais que estão recebendo a limpeza especial são aqueles com maior circulação de pessoas como no entorno de clínicas, hospitais, pontos de ônibus, agências bancárias, rodoviárias, e supermercados. 

ARACRUZ

O município de Aracruz, litoral Norte do Estado, já faz a limpeza nas ruas desde a última terça-feira (24). Segundo a prefeitura, o trabalho será intensificado nos próximos dias. “Pela manhã (do dia 24) foi feita uma lavagem da Avenida Venâncio Flores e à tarde a operação teve início no Posto de Saúde do Bairro Vila Rica, percorrendo as ruas”, explicou a prefeitura, por nota. 

Coronavírus - cidades do ES iniciam trabalho de desinfectação de ruas

De acordo com o município,  o uso do hipoclorito como solução saneante é recomendado pela Anvisa e o material foi utilizado na ação através de seis termonebulizadores que emitem micropartículas e dez pulverizadores postais manuais, além de dois caminhões pipa com vaporização por névoa.

A prefeitura completou que os funcionários são devidamente equipados, sendo divididos para higienizar o entorno de clínicas , hospitais, pontos de ônibus, bancos, rodoviária, mercados e locais de maior movimentação de pessoas.

CARIACICA

Cariacica inicia lavagem especial de ruas para combater a disseminação do Coronavírus
Cariacica inicia lavagem especial de ruas para combater a disseminação do Coronavírus. (Lucas Calazans)

No município de Cariacica, o primeiro local que recebeu a limpeza nesta quarta-feira (25) foi no entorno do Pronto Atendimento (PA) de Alto Lage, área de intensa circulação. Além do PA, outro ponto de desinfecção foi a proximidade da Unidade Básica de Saúde de Flexal II. 

Além desses locais, a administração municipal promete desinfectar ruas de grande fluxo de pessoas, que exigem mais cuidados, como proximidades de unidades de saúde, pontos de atendimento de vacinação contra a influenza, terminais de ônibus do Sistema Transcol, supermercados e farmácias.

A prefeitura explicou que a limpeza utiliza um concentrado com cloro e o trabalho é feito com caminhões-pipa. Para atuar, os funcionários usam equipamentos com itens e vestuário de segurança. 

VILA VELHA

Prefeitura de Vila Velha realiza limpeza em Coqueiral de Itaparica
Prefeitura de Vila Velha realiza limpeza em Coqueiral de Itaparica . (Paulo Borges Filho)

A prefeitura de Vila Velha informou que começou nesta quarta-feira (25) a desinfecção com cloro de algumas ruas e avenidas da cidade. As equipes de limpeza urbana estão atuando principalmente nos locais em torno dos postos de vacinação. O trabalho será realizado diariamente sem prazo de terminar.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Aplicação do hipoclorito de sódio em Cachoeiro de Itapemirim
Aplicação do hipoclorito de sódio em Cachoeiro de Itapemirim. (Márcia Leal)

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, anunciou que está higienizando os espaços públicos e unidades de saúde com aplicação de hipoclorito de sódio, um produto desinfetante e não tóxico. O objetivo é eliminar microrganismos presentes nesses locais e, com isso, combater a disseminação do novo coronavírus.

Na noite da última terça-feira (24), os profissionais, utilizando um caminhão-pipa da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra), aplicaram o produto em pontos de ônibus, no Centro de Saúde Paulo Pereira (PPG), no Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci), no Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa) e na Santa Casa de Misericórdia.

De acordo coma prefeitura, o hipoclorito de sódio é um produto permitido e recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo classificado na categoria de “água sanitária”. Em Cachoeiro, a Vigilância Ambiental faz uso e distribuição do produto.

“Muitas cidades do Brasil e do mundo estão utilizando o hipoclorito de sódio como uma medida auxiliar de combate ao novo coronavírus. A população pode ficar despreocupada, pois não há perigo de intoxicação. Estamos utilizando essa estratégica em locais por onde as pessoas passam com mais frequência e nos pontos de atendimento hospitalar, onde há frequência maior de pessoas com doenças e infecções”, explicou o prefeito Victor Coelho.

VITÓRIA

A prefeitura de Vitória informou que as equipes da Central de Serviços iniciaram, na madrugada desta terça-feira (24), a lavagem e a higienização da Unidade de Saúde do Centro e na Unidade de Saúde de Itararé. "Por conta da pandemia do coronavírus, o foco é nas lavagens das unidades de saúde, ruas, escadarias e praças da capital para manter os locais mais limpos e seguros para toda nossa população". 

De acordo com o secretário-executivo da Central de Serviços, Marcos Aranda, os materiais usados para a higienização são cloro, detergente líquido e desinfetante. Já o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros, informou que "as equipes seguem trabalhando para proporcionarmos o máximo de limpeza e evitarmos a propagação do vírus nos equipamentos da cidade, sempre mantendo a segurança e protocolos de limpeza das equipes".

SERRA

A Secretaria de Serviços (Sese) da Serra informou que inicia nesta quarta-feira (25) uma força-tarefa de limpeza de ruas no entorno das Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, supermercados, farmácias e postos de gasolinas, com o objetivo de desinfectar esses locais com maior risco de contágio pelo coronavírus.

"A ação utiliza um concentrado com cloro para combater o novo coronavírus. O trabalho será feito com a utilização de bombas costais e os trabalhadores estarão devidamente equipados com os equipamentos de proteção individual (EPI’s). O composto com cloro irá acrescentar mais eficácia no combate à circulação de micro-organismos como bactérias, fungos e vírus que podem causar infecções. Os locais podem ser frequentados após a aplicação do produto", informou a prefeitura.

Prefeitura de Fundão realizou ações de  limpeza, esterilização e profilaxia
Prefeitura de Fundão realizou ações de limpeza, esterilização e profilaxia . (Prefeitura de Fundão )

FUNDÃO

A Prefeitura de Fundão, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Defesa Civil municipal, realizaram nesta quarta-feira (25), a limpeza, esterilização e profilaxia das unidades de saúde do município. Na manhã desta quinta-feira (26),  foram realizados a limpeza das praças, calçadas, pontos de ônibus, passarelas, pátios de postos de combustíveis e supermercados e demais locais com grande aglomeração de pessoas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais