ASSINE

Ausência de caixa-preta e morte de piloto dificultam investigação, diz perito

Segundo o coronel Jefferson Araújo, suboficial da Força Aérea Brasileira, regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil não exige que esse tipo de aeronave tenha caixa-preta

Publicado em 20/02/2020 às 13h31
Atualizado em 20/02/2020 às 14h43
Peritos recolhem motor de avião que caiu em Guarapari. Crédito: Caique Verli
Peritos recolhem motor de avião que caiu em Guarapari. Crédito: Caique Verli

A ausência de uma caixa-preta e a morte do piloto dificultam as investigações que podem apontar a causa da queda da aeronave, que atingiu parte de uma loja de material de construção em Guarapari.

Militares do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), vinculado à Força Aérea Brasileira, estão em Guarapari e recolheram partes da aeronave que serão levadas para perícia, como motor, acessórios do motor e o carburador.

O coronel Jefferson Araújo, suboficial da Força Aérea Brasileira, aponta que a morte do piloto torna mais complexa a investigação. Além disso, a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil não exige que esse tipo de aeronave tenha caixa-preta.

"Fica muito mais difícil. Quando você tem a declaração do piloto, você conhece todo o histórico, sabe exatamente o que ele fez. É uma aeronave que não tem registradores de voo, não tem gravador de voz, não tem gravador de dados. Tudo isso dificulta. A investigação é mais complexa", relatou.

Os militares da Força Aérea Brasileira também vão ouvir testemunhas que presenciaram a queda da aeronave. Eles devem permanecer até esta sexta-feira (21), mas podem retornar caso sintam necessidade de colher novas informações. A investigação não tem prazo para ser concluída.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.