> >
Ausência de caixa-preta e morte de piloto dificultam investigação, diz perito

Ausência de caixa-preta e morte de piloto dificultam investigação, diz perito

Segundo o coronel Jefferson Araújo, suboficial da Força Aérea Brasileira, regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil não exige que esse tipo de aeronave tenha caixa-preta

Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 13:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Peritos recolhem motor de avião que caiu em Guarapari. (Caique Verli)
Ausência de caixa-preta e morte de piloto dificultam investigação, diz perito

A ausência de uma caixa-preta e a morte do piloto dificultam as investigações que podem apontar a causa da queda da aeronave, que atingiu parte de uma loja de material de construção em Guarapari.

Militares do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), vinculado à Força Aérea Brasileira, estão em Guarapari e recolheram partes da aeronave que serão levadas para perícia, como motor, acessórios do motor e o carburador.

O coronel Jefferson Araújo, suboficial da Força Aérea Brasileira, aponta que a morte do piloto torna mais complexa a investigação. Além disso, a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil não exige que esse tipo de aeronave tenha caixa-preta.

"Fica muito mais difícil. Quando você tem a declaração do piloto, você conhece todo o histórico, sabe exatamente o que ele fez. É uma aeronave que não tem registradores de voo, não tem gravador de voz, não tem gravador de dados. Tudo isso dificulta. A investigação é mais complexa", relatou.

Os militares da Força Aérea Brasileira também vão ouvir testemunhas que presenciaram a queda da aeronave. Eles devem permanecer até esta sexta-feira (21), mas podem retornar caso sintam necessidade de colher novas informações. A investigação não tem prazo para ser concluída.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais