> >
Venda da nova gasolina brasileira passa a valer nesta segunda-feira

Venda da nova gasolina brasileira passa a valer nesta segunda-feira

Combustível terá mais qualidade para garantir eficiência energética e segurança ao usuário. No entanto, produto deve chegar mais caro aos postos

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 07:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 28/11/2019 - ES - Vitoria - Posto de Gasolina - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Combustível com mais qualidade passa a ter venda obrigatória nesta segunda-feira. (Ricardo Medeiros)

A venda da nova gasolina brasileira, com padrão europeu, passa a valer nesta segunda-feira (3) pelos postos. O combustível que será comercializado, segundo normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), terá mais qualidade para garantir mais eficiência energética para os automóveis.

De acordo com Resolução nº 807/2020 da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), a partir desta segunda (03), toda a gasolina produzida no país e importada deverá atender às novas especificações. Porém, foi dado o prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adequarem, permitindo o escoamento de possíveis produtos comercializados até domingo (2/8) ainda sem atender integralmente às novas características dareguladora.

O novo combustível terá o papel de garantir menos consumo e mais segurança para o usuário. A ideia é que com o novo composto se reduza os casos de adulteração. Porém, o produto deve chegar às bombas com um preço um pouco mais salgado que o atual. Entenda o porquê.

As novas regras exigem que sejam seguidas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). A mudança, definida em janeiro deste ano, tem como missão preencher brechas que autorizavam refinarias e importadores a venderem produtos com menor qualidade. 

As normas agora estabelecem uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem RON para a gasolina, o que vai aproximar o produto ao padrão dos Estados Unidos e da Europa.

O valor mínimo será de 92 agora em agosto e passará para 93 em janeiro de 2022. Em outros países, como os europeus, por exemplo, o RON é de 95. De acordo com as novas determinações da ANP, para a gasolina premium ou aditivada, o RON terá que ser de 97 já em agosto deste ano.

Segundo a Petrobras, as suas refinarias têm produzido e comercializado aos distribuidores a gasolina com octanagem RON 93, que passa a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022. A petroleira resolveu antecipar a qualidade. Então, parte da gasolina que será vendida no país já atenderá aos critérios previstos para daqui a um ano e meio.

A especificação, tanto para a gasolina comum como para as premium, vai ter como vantagem a redução do consumo, permitindo maior eficiência energética, ou seja, o carro vai rodar mais quilômetros por litro, o que dará maior proteção aos motores. 

Para chegar a esse novo produto, as refinarias da Petrobras precisaram ser adaptadas, já que produziam combustíveis com RON menor daquele que será obrigatório.

O engenheiro mecânico e sócio da Garage Web Engenharia de Veículos, Walter Abramides, explicou em entrevista no final de junho para A Gazeta que a gasolina com um fator de octanagem maior aumenta a performance do carro. “No Brasil, quando se usa uma gasolina ‘podium’ é possível perceber essa diferença, porque o refino é feito de uma forma diferente, que favorece um aproveitamento maior da queima do combustível”, analisa.

ENTENDA AS MUDANÇAS

Este vídeo pode te interessar

Com informações de agências

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais