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Trecho de acidente com mortes na BR 101 no ES ainda não tem duplicação

Trecho de acidente com mortes na BR 101 no ES ainda não tem duplicação

Caso ocorreu no quilômetro 361, em Anchieta, local que está na lista dos que devem receber obras após repactuação do contrato de concessão da rodovia

Publicado em 28 de abril de 2025 às 15:24

Batida entre veículos aconteceu em Anchieta, na altura do trevo de Alfredo Chaves; segundo a Ecovias 101

No final da tarde de domingo (27), um grave acidente na BR 101, em Anchieta, no Sul do Estado, deixou três mortos e 26 feridos. O trecho onde o ônibus e a carreta colidiram fica no km 361, que ainda não tem duplicação. A previsão é que essa situação mude com a repactuação do contrato da rodovia, que estabelece mais de R$ 10 bilhões em investimentos voltados para melhorias em 478,7 quilômetros da via. Desse montante, R$ 7 bilhões são para duplicações e outros R$ 3,3 bilhões para ações operacionais.

O trecho da BR 101 que passa por Anchieta está entre os que devem ser duplicados logo no início da entrada em vigor do plano da nova gestão da rodovia, que está com um leilão de sua concessão marcado para 26 de junho. Nos projetos futuros, devem entrar a duplicação de 169 quilômetros, elaboração de 41 quilômetros de faixas adicionais, 15 quilômetros de contornos, 35 quilômetros de rodovias marginais, 40 passarelas para travessia de pedestres e dois pontos para parada e descanso de motoristas.

Através de portaria divulgada ainda em 2023, o Ministério dos Transportes já definiu, entre outros procedimentos, que a BR 101 ainda pode receber novas obras, além das já anunciadas, em consequência do desenvolvimento de determinadas regiões.

Apesar dos investimentos em duplicações, cerca de 150 quilômetros devem ficar de fora. Na nova proposta, esse trecho não terá intervenção para garantir faixa dupla de trânsito nos dois sentidos. Na prática, a parte que não será duplicada fica no Norte do Estado, de Linhares, antes do trecho de Sooretama — que não tem permissão ambiental de duplicação em função de passar pela Reserva Biológica de Sooretama — até o extremo Norte, na divisa com a Bahia.

Na região de Sooretama, a BR 101 corta a reserva florestal em um trecho de 25 km que, segundo a legislação federal, não pode passar por intervenções que impactem a natureza no local. Nesse trecho ao Norte de Linhares serão feitos, no lugar das duplicações, 41,4 quilômetros de faixas adicionais.

Modernização do contrato

De acordo com o Ministério dos Transportes, no caso de ativos rodoviários como a BR 101, os contratos de concessão se estendem por décadas e, naturalmente, muitas das premissas econômicas, financeiras, sociais, técnicas e de performance podem não se materializar de forma satisfatória ao longo dos anos.

Para sanar tais problemas, a via que corta todo o Estado é alvo da modernização de seu contrato de concessão, através de um diálogo entre diferentes órgãos públicos, com supervisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

“A transferência do controle acionário da Ecovias 101 representa um marco para a gestão da BR 101/ES/BA. Com investimentos robustos, regulação aprimorada e um novo operador comprometido com a qualidade do serviço, a rodovia promete oferecer melhores condições para quem depende dela diariamente. A expectativa agora está na melhoria à altura dos desafios da rodovia, garantindo um futuro mais seguro e eficiente para motoristas, transportadores e passageiros”, como destaca a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Processo competitivo da BR 101

  • 18 de março de 2025: Disponibilização do edital na página da ANTT e da Ecovias 101;
  • 19 de março a 2 de maio de 2025: Período para pedidos de esclarecimento sobre o edital;
  • 19 de março a 18 de junho de 2025: Fase de diligência prévia, onde interessados acessam informações sobre a concessionária;
  • 23 de junho de 2025: Entrega das propostas econômicas na B3, em São Paulo;
  • 26 de junho de 2025: Realização do leilão na B3;
  • 3 de julho de 2025: Entrega dos documentos de qualificação do vencedor.

Quantos quilômetros já foram duplicados?

  • A concessionária Ecovias 101 informou que já realizou mais de 62 km de duplicações e, atualmente, está em andamento a execução de mais 5 km na Serra e 7 km sendo finalizados em Anchieta.
  • Em geral, em toda a extensão da BR 101 no Espírito Santo, já existem 117 km duplicados. Isso é referente ao trecho realizado pela Ecovias 101 e outros 48 km de duplicações que haviam sido realizadas pelo DNIT (do Km 257,4 ao 305) antes da assinatura do contrato de concessão.
  • A expectativa é que, no segundo semestre deste ano, sejam entregues mais 5km de duplicações referentes ao trecho do km 242 ao km 247,1, na Serra.

Quais são os quilômetros já duplicados?

  • Do Km 205,28 ao 208,17 - João Neiva
  • Do Km 215,99 ao 220,37 - Ibiraçu
  • Do Km 257,40 ao 308,20 - Serra
  • Do Km 308,20 ao 357,650* - Vila Velha / Anchieta
  • Do Km 363,10 ao 365,30 - Anchieta
  • Do Km 373,5 e 380,2 (Contorno de Iconha) – total de 7,2 km
*Nesse trecho, há um segmento em obras de aproximadamente 600m

Quantos quilômetros ainda serão duplicados?

O processo de otimização contratual da BR 101 prevê a duplicação de um total de 172,8 quilômetros. 

Quais obras estão sendo realizadas no momento?

  • A Ecovias 101 informou que trabalha nas obras de duplicação entre os municípios de Guarapari e Anchieta. Nesse segmento, que compreende 22 quilômetros, 21 já foram liberados ao tráfego, incluindo pontes e viadutos.
  • Atualmente, há um ponto de desvio no km 347 para execução da ponte sobre o Rio Grande. 
  • Nessa região, foram liberados ao tráfego, em fevereiro, um trecho de 6 quilômetros, incluindo a duplicação das pistas, ponte sobre o Rio Benevente e um dispositivo de retorno em desnível na região de Jabaquara.
  • Também foi concluída em fevereiro a construção de dois viadutos no Contorno de Vitória, em Cariacica, nos quilômetros 293,0 e 293,8.
  • Outro projeto estratégico é a duplicação do trecho Norte da rodovia, que abrange uma extensão inicialmente concentrada na Serra, entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio. 
  • A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2025.

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