Publicado em 26 de maio de 2022 às 20:10
- Atualizado há 4 anos
Com o fim das greves dos médicos peritos e também de servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os atendimentos foram retomados no início desta semana, em 23 de maio. A paralisação dos profissionais afetou muitos capixabas que necessitavam dos serviços oferecidos. >
Quanto às perícias que estavam agendadas durante o período da greve, o instituto informou para a reportagem de A Gazeta que todas elas foram novamente marcadas. Segundo a Subsecretaria de Perícia Médica Federal, existem 25.673 perícias previstas para os próximos dias no Espírito Santo.>
Para fazer a marcação de atendimento em algum dos mais de 100 serviços oferecidos, a orientação dada para a população é procurar os meios de comunicação do INSS de modo remoto: o site/aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. Deve ir até a agência apenas quem já tem um agendamento ou quem precisa tirar dúvidas em casos mais simples.>
Para acessar o site ou o app, inicialmente, é preciso ter um cadastro no site do governo (gov.br) para então entrar no meu.inss.gov.br. Um dado básico que é solicitado neste processo é o CPF. Pelo sistema é possível solicitar serviços e benefícios sem sair de casa. Estão disponíveis serviços como pedido e acompanhamento da aposentadoria, além de benefícios assistenciais, pensões e auxílios.>
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Pela ferramenta o segurado consegue também enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. Após realizar a solicitação, o cidadão pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou no telefone 135. >
No site ou no app, outra alternativa é apertar um botão que fica no campo inferior direito da tela e falar com a Helô, a atendente virtual do INSS. Ela oferece ajuda em diversos assuntos com informações de serviços e benefícios; extratos, certidões e declarações; entre outros.>
Quanto ao telefone 135, basta discar o número e pronto. Ele funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília. As ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas. Pelo celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local. >
No Estado, 35 dos 51 médicos peritos estavam afastados do trabalho por conta da greve, o que corresponde a cerca de 70% do quadro. Cada um dos profissionais pode fazer até 12 consultas por dia. Ou seja, em um dia, da capacidade total de 612 atendimentos, apenas 192 de fato poderiam ser realizados,>
Por conta da paralisação dos servidores, quatro agências ficaram fechadas em Viana, Domingos Martins, Cariacica e Vila Velha. Outras tiveram redução no quadro de funcionários. >
No acordo estabelecido com o Ministério do Trabalho e Previdência houve a definição de que cada perito poderá realizar até 12 atendimentos por dia. Se esse número se exceder no dia, a cada consulta será pago o valor de R$ 61,72.>
Uma portaria, a ser ainda publicada, deve apontar as regras para análise de documentos com base na conformação de atestado para afastamentos de até 90 dias, com objetivo de reduzir a fila.>
No caso dos servidores, o acordo prevê atender as demandas relacionadas à valorização da carreira profissional. Também a constituição de um comitê permanente para melhorias do programa de gestão e dos processos de trabalho dos serviços previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional). >
Ele terá a participação de representantes dos servidores e do INSS para apresentação de propostas à presidência da autarquia.>
Os servidores se comprometeram a repor os dias parados para agilizar a análise de processos e a concessão de benefícios. A compensação será feita conforme plano de trabalho a ser construído nos próximos dias.>
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