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Publicado em 21 de agosto de 2023 às 16:34
O Procon-ES vai notificar a 123milhas devido ao cancelamento de pacotes de viagem promocionais, com datas flexíveis, anunciado pela empresa na sexta-feira (18). O órgão foi acionado por consumidores do Espírito Santo após a suspensão e informou que vai determinar à empresa que preste suporte aos consumidores de maneira imediata, para amenizar os transtornos. >
Segundo a 123milhas, “que transforma milhas que seriam perdidas por outras pessoas em viagens” com “voos até 50% mais baratos”, o cancelamento dos pedidos com embarque previsto para os meses de setembro a dezembro foi motivado por "fatores econômicos e de mercado”, entre os quais a alta demanda por voos, que tem mantido os preços elevados.>
Ainda segundo a 123milhas, os valores pagos “serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros de mercado. Os vouchers podem ser usados por qualquer pessoa para compra de outros produtos da 123milhas.”>
A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, pontua, entretanto, que ao oferecer o voucher como única forma de restituição, a empresa está violando o Código de Defesa do Consumidor.>
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Letícia Coelho Nogueira
Diretora-presidente do Procon-ESEla explica ainda que, após a notificação, a empresa deverá se manifestar no prazo estabelecido, sob pena de apuração de eventual prática infrativa e aplicação de multa. “Ao adquirir uma passagem ou hospedagem, o cliente passa a ter a legítima expectativa de ser transportado no dia, hora e nas condições acordadas", reforça Letícia Nogueira. >
Desde 1º de janeiro, até o momento, as reclamações contra a 123milhas junto ao Procon-ES somam 32 casos. No ano passado, foram 38 no mesmo período.>
As reclamações podem ser registradas pelo atendimento eletrônico, disponível no site do Procon ou pessoalmente, na sede, na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória, mediante agendamento pelo site da Agenda, e no Faça Fácil Cariacica, que atende mediante agendamento pelo site do Faça Fácil. >
O professor de Direito e advogado civilista José Antônio Neffa Junior frisa que o consumidor pode exigir o cumprimento do contrato, ou seja, a emissão da passagem contratada, ou então solicitar o reembolso dos valores pagos. Isto é, não precisa aceitar o voucher, se não quiser.>
“Os consumidores dos pacotes suspensos têm direito à devolução em dinheiro, mas, dependendo da situação, também podem ter direito a indenizações por causa de outros tipos de prejuízos, como diárias em hotéis que já foram pagas e o estabelecimento não reembolsa, aluguel de veículos, ingressos de passeios. Se todos esses prejuízos estiverem documentados, efetivamente comprovados, os consumidores podem exigir, judicialmente, a indenização pela 123Milhas. E tem o dano moral também, que muitas vezes é concedido.”>
Além de acionar o Procon, ele explica que o consumidor também pode procurar um advogado para serem instruídos sobre os documentos necessários, os pedidos que podem ser realizados, e onde serão registrados.>
“O primeiro passo é documentar tudo. A 123milhas já informou o cancelamento e que vai ressarcir por meio de voucher. Isso está documentado. Mas a pessoa também vai ter que documentar que tinha um pacote comprado. Além disso, se tiver alguma reserva feita e paga, deve entrar em contato com o hotel, a locadora, para verificar se existe a possibilidade de reembolso, no valor integral. Se conseguir, não tem direito à reparação por causa disso. Mas se as empresas não reembolsarem, deve documentar, para que possa exigir a reparação pela 123milhas .”>
O que diz a 123milhas
A 123milhas decidiu suspender, no dia 18 de agosto de 2023, as emissões de passagens e pacotes da linha PROMO (com datas flexíveis) com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023. As vendas desse produto já haviam sido interrompidas na última quarta-feira (16/08). Todos os demais produtos da 123milhas permanecem sem nenhuma alteração. A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia. Os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha PROMO com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros de mercado. Os vouchers podem ser usados por qualquer pessoa para compra de outros produtos da 123milhas. As medidas referentes à linha PROMO são uma decisão responsável da 123milhas, no sentido de preservar os valores pagos pelos clientes. A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo.
Esclarecimento sobre as passagens e pacotes com datas flexíveis
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