> >
Procon de Linhares notifica 20 postos para investigar preço abusivo de combustíveis

Procon de Linhares notifica 20 postos para investigar preço abusivo de combustíveis

Proprietários têm que apresentar as notas fiscais em até 10 dias para a instituição analisar. Caso seja comprovada a prática ilegal, pode gerar multa

Publicado em 18 de março de 2022 às 11:55

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Aumento da gasolina em Linhares
Aumento da gasolina em Linhares. (Juliano Gomes)

O Procon de Linhares notificou 20 postos de combustíveis da cidade, no Norte do Espírito Santo, para investigar se houve aumento do preço antes do anúncio feito pela Petrobras que reajustou o valor da gasolina e do diesel. A instituição solicitou que os proprietários apresentem notas fiscais de compra e venda entre os dias 9 e 12 de março.

Os documentos devem ser apresentados dentro de um prazo de 10 dias para que o Procon faça a análise e tome as medidas consideradas cabíveis, de acordo com a legislação, se for identificada a prática de preço abusivo ao consumidor. Se confirmada a irregularidade, os postos serão autuados. 

Procon de Linhares notifica 20 postos para investigar preço abusivo de combustíveis

As multas são calculadas, de acordo com o Procon, levando em consideração fatores como histórico da empresa, a gravidade da infração cometida e o capital da empresa, por exemplo.

No último dia 11, a reportagem da TV Gazeta Norte encontrou o valor do litro da gasolina a R$ 7,49, no primeiro dia após a divulgação do reajuste. Consumidores que se sentirem lesados, devem ir até a sede do Procon, no Centro de Linhares, com a nota fiscal em mãos e documentos pessoais. A reclamação pode ser registrada também pelos sites procon.es.gov.br e consumidor.gov.br.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais