> >
Plataformas da Petrobras no ES registram surto de Covid, alerta sindicato

Plataformas da Petrobras no ES registram surto de Covid, alerta sindicato

De acordo com Sindipetro, vários casos foram registrados nas plataformas P-57 e P-58, mas os trabalhadores continuam sendo mantidos a bordo

Publicado em 19 de janeiro de 2022 às 19:28- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Plataforma P-58, da Petrobras, no Litoral Sul do Espírito Santo
Plataforma P-58, da Petrobras, no Litoral Sul do Espírito Santo. (Agência Petrobras)
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]

Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) emitiu um comunicado alertando para um novo surto de Covid-19 em plataformas da Petrobras. Segundo a categoria, vários trabalhadores da P-57 e da P-58 testaram positivo para a doença, sendo que essas são as principais plataformas que operam no litoral capixaba.

A ocorrência de casos de coronavírus nas plataformas não é uma novidade, ainda mais diante da nova onda da doença. O sindicato, porém, tem reclamado de que desta vez os trabalhadores que testaram positivo estão sendo mantidos a bordo, sendo que o protocolo que vinha sendo adotado pela Petrobras e que é exigido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) é a retirada desses trabalhadores das unidades.

Ainda segundo o sindicato, os trabalhadores das plataformas que tiveram contato com quem está com Covid não foram isolados e continuam realizando as tarefas normalmente. 

De acordo com o Sindipetro, a gerência tem alegado que faltam aeronaves para retirar os trabalhadores infectados das plataformas. A nota destaca, porém, que os embarques e uso dos helicópteros continuam normalmente. 

A situação tem provocado um clima de apreensão dos trabalhadores a bordo, sendo que o sindicato já cogita uma "greve sanitária caso o desembarque dos infectados e isolamento dos contactantes não ocorra."

O sindicato ainda diz que enviou um ofício para a empresa cobrando uma solução imediata e não teve retorno algum da gerência da Petrobras. O Sindipetro-ES também afirmou que vai ingressar com uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a conduta da empresa.

EMPRESA DIZ QUE COLABORADORES COM COVID ESTÃO ISOLADOS

Em nota, a Petrobras informou que quando ocorre a confirmação de um caso positivo, o colaborador é isolado e segue sendo acompanhado pela área de saúde até o seu desembarque e que mesmo ocorre com casos de colaboradores sintomáticos.

Segundo a empresa, todos os novos casos confirmados nas plataformas P-57 e P-58 são assintomáticos ou com sintomas leves e estão sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

A petroleira afirmou que não há impacto significativo nas operações da companhia em razão de afastamentos de colaboradores por Covid-19, ponderou que cumpre rígidos protocolos sanitários, e afirmou ainda que o surto se deve ao aumento dos casos em todo o Brasil que se reflete também entre os colaboradores da indústria de óleo e gás.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais