Analista de comunicação / [email protected]
Estagiário de comunicação institucional / [email protected]
Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 14:14
Você já deve ter percebido que o uso da palavra "comunidade" vem aumentando nos últimos anos, e não apenas na aplicação, mas também em seu conceito. Se antes o termo era definido no dicionário como um grupo de pessoas que habita a mesma região e compartilha a mesma cultura, agora está muito mais fluido e utilizado também nas empresas. Mas, afinal, o que então diferencia uma comunidade de qualquer outro grupo de pessoas? >
"Hoje, com a facilidade de se conectar e estar em rede, comunidades nascem o tempo todo para unir pessoas em torno de um objetivo. Somos seres sociais e fica muito mais fácil conviver neste mundo complexo em grupo. Assim, as comunidades são alternativas para aprendizagem, troca de informações e confiança", explica o CEO da learntech capixaba WIS, Leonardo Carraretto.>
Mesmo no âmbito empresarial, ele reforça que a comunidade não deve girar em torno da empresa em si, e sim de seus objetivos. "O que deve ser primário é responder à pergunta: o que as pessoas estão buscando, e como nós, como empresa ou instituição, podemos colaborar e contribuir com isso?", provoca Carraretto. Ele será um dos participantes, no próximo dia 31, do painel "Gestão de Comunidades", realizado em parceria com o Fonte Hub. Você pode participar deste evento clicando aqui.>
Neste caminho, uma profissão que tem despontado no mercado é a de gerente de comunidades - ou community manager. Emiliano Agazzoni, fundador da Community Manager School, esclarece que o profissional é responsável por gerenciar uma comunidade ao redor de uma marca, seja um negócio, seja uma organização, engajando os envolvidos, independente do tema que se trata.>
>
"O principal objetivo do gerente de comunidades é fazer com que o relacionamento entre as marcas e os seu público-alvo, em geral clientes, mas também parceiros e fornecedores, seja o mais próximo e sincero possível – e capaz de fidelizar ainda mais eles", destaca Agazzoni.>
Ele ainda pontua que, segundo uma pesquisa feita com 947 comunidades da Community Manager School, boa parte é voltada para os setores de marketing e publicidade das empresas, comunidades de educação e comunidades de tecnologia, que podem ser startups ou grandes empresas. "Estes são os 3 nichos mais representativos de comunidades no nosso país na atualidade".>
Na Rede Gazeta, a gestão de comunidade se tornou realidade no Clube A Gazeta, com a Somos AG - Gastronomia, que além de reunir várias pessoas em torno de uma paixão, também capacita líderes que provocam e organizam eventos entre os próprios membros. Nessa jornada, diversos especialistas foram consultados e agregando ideias, de forma a nivelar o conhecimento e realizar testes do formato ideal, até alcançar o resultado final, conta Cesar Leite, gerente de Produto de Assinaturas da empresa. >
“A motivação para o projeto surgiu a partir da necessidade de evoluir a experiência do usuário do Clube, considerando um ambiente digital e conectado. Essa evolução aconteceu a partir de inputs do time de assinaturas e feedbacks de clientes. Tínhamos o desafio de implementar uma plataforma digital de conexão com clientes a partir de aprendizados e reflexões em função do projeto de mentoria conduzido com o financiamento que A Gazeta conseguiu via ANJ/Meta (Facebook)”, explica Cesar.>
E sobre o objetivo que os une, ele deixa claro: "O propósito da comunidade é de possibilitar conexões de qualidade, e proporcionar a troca de experiências relacionadas ao universo gastronômico do capixaba, com compartilhamento de conteúdo especializado e muitas dicas do que fazer (e experimentar!) no nosso Estado".>
O trio Carraretto, Agazzoni e Cesar estará junto também na próxima terça-feira (31), às 16h no Fonte Hub, para o painel "Gestão de Comunidades". O encontro é aberto e as inscrições podem ser feitas em redegazeta.com.br/painelcomwis. A realização é uma parceria entre o Fonte e a WIS. >
Ainda que a atuação varie dependendo do tamanho, formato e tema de interesse da comunidade, bem como o nível dos cargos e funções - como moderador, coordenador, head ou diretor - Agazzoni lista algumas habilidades que todo gerente de comunidades precisa ter. Se a carreira pareceu interessante para você, confira:>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta