> >
ES Gás prevê redução de tarifa para mais da metade dos consumidores

ES Gás prevê redução de tarifa para mais da metade dos consumidores

Expectativa da empresa é impulsionar a competitividade com a diminuição de tarifas para setores estratégicos, como o industrial

Publicado em 30 de maio de 2025 às 15:34

Rede de gás canalizado da ES Gás
Rede de gás canalizado da ES Gás atende 14 municípios do Estado Crédito: Pedro Vilela/ES Gás

ES Gás, responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, estima que a maioria dos clientes, incluindo cerca de 60% das indústrias, pode experimentar uma redução na tarifa a partir da próxima atualização de valores a ser feita pela companhia. A informação foi dada pelo presidente da concessionária, Fábio Bertollo, à reportagem de A Gazeta.

Como A Gazeta informou, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) está coletando, por meio de consulta pública, informações de pessoas físicas e jurídicas para definir o novo cálculo da tarifa de gás que será aplicada pela concessionária.

Segundo a ES Gás, o novo plano de negócios permite à empresa gerar recursos suficientes para possibilitar crescimento e, ao mesmo tempo, redução da tarifa para a maioria dos clientes.

A ideia, conforme explicou o presidente da concessionária, é possibilitar uma tarifa mais competitiva para segmentos importantes da economia capixaba, como o setor de alimentos. Há ainda o incentivo ao consumo adicional de clientes intensivos, que pode resultar em valores cerca de um terço inferiores aos atuais.

O plano prevê ainda a criação de uma tabela tarifária específica para contratos longos, voltados a indústrias, que oferecerá descontos comparados ao consumo de curto prazo.

Para consumidores residenciais individuais, a expectativa da ES Gás é de redução para mais de 50% dos consumidores. No geral, não haverá aumento médio, mas sim uma redução média de 15%. Já no segmento residencial coletivo, para mais da metade dos clientes, o reajuste deve ficar entre 1% e 4%, conforme estima a concessionária.

No setor comercial, a ES Gás diz que também estão sendo feitos ajustes com o objetivo de manter a competitividade frente a outros combustíveis alternativos. Para mais de 50% dos estabelecimentos, o reajuste deve ficar entre 2% e 3%.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais